Pesquisa DATAMAX aponta intenções de voto da advocacia para o Quinto Constitucional do TJ-PI
O Instituto DATAMAX divulgou os resultados de pesquisa sobre as intenções de voto da advocacia para a formação da lista do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).
O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 11 de setembro de 2025, ouvindo 500 advogadas e advogados em 21 municípios do estado.
A escolha das localidades seguiu critérios aleatórios e a distribuição das entrevistas, feitas por telefone, foi proporcional ao eleitorado das subseções da OAB-PI. Do total pesquisado, 86,20% dos entrevistados declararam que pretendem participar da votação. A margem de erro da pesquisa é de 4,27% e o índice de confiança de 95%.
Nomes mais citados na espontânea
Na pergunta espontânea, aquela na qual o entrevistador não fornece opções ao entrevistado , os nomes mais citados foram:
• Sigifroi Moreno – 19,60%
• Mário Basílio – 14,13%
• Gisela Freitas – 7,73%
• Ívilla Araújo – 6,40%
• Patrícia Monte – 5,33%
• Leonardo Airton – 4,67%
• Não sabem ou não opinaram – 13,60%
Nomes mais citados na estimulada
No cenário estimulado, os percentuais ficaram assim:
• Sigifroi Moreno – 18,71%
• Mário Basílio – 13,22%
• Gisela Freitas – 8,18%
• Ívilla Araújo – 8,00%
• Patrícia Monte – 6,92%
• Leonardo Airton – 5,85%
• Não sabem ou não opinaram – 5,49%
Quando o assunto é quem o entrevistado acha que vai ser o próximo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, o cenário mostra:
• Mário Basílio – 20,40%
• Sigifroi Moreno – 20%
• Gisela Freitas – 3%
• Ívilla Araújo – 2,40%
• Leonardo Airton – 1,80%
• Cristiane Furtado – 1,20%
• Álvaro Mota – 1,20%
• Patrícia Monte – 1,20%
• Não sabem ou não opinaram – 45,60%
Eleição será dia 22 de setembro
O Quinto Constitucional é o dispositivo que assegura à advocacia e ao Ministério Público o direito de indicar representantes para compor os Tribunais de Justiça.
No caso da OAB-PI, os advogados e advogadas regularmente inscritos poderão votar para formar uma lista com 12 nomes. Em seguida, o Conselho Pleno da instituição selecionará seis deles, que comporão a lista sêxtupla encaminhada ao TJ-PI.
Merlong Solano celebra vitória da democracia
O deputado federal Merlong Solano (PT-PI) classificou como “histórico” o julgamento do STF que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito.
Bolsonaro pegou 27 anos de cadeia e a pena deve ser cumprida em regime fechado.
Nasceu na sexta-feira (12) a mais nova filha do vereador Eduardo Draga Alana (PSD), o mais votado em Teresina na eleição de 2024.
Maria Eduarda veio ao mundo saudável, para alegria dos pais.
Draga Alana é pré-candidato a deputado estadual e deve disputar na chapa do MDB.
Em vários municípios, Ciro tem apoio da situação, mesmo sendo do PT, e da oposição
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) não lidera toda e qualquer pesquisa com intenções de votos para o Senado a toa.
O parlamentar passa por uma situação claramente confortável em diversos municípios do Piauí. É que é cada vez mais comum casos onde Ciro tem o apoio do prefeito e de sua base e tem o apoio do grupo de oposição, na mesma cidade.
Um exemplo disso foi demonstrado quando Ciro recebeu, em Brasília (DF), o prefeito de Porto, Aluizio Vaz, que é do PT, e o ex-prefeito Dó Bacelar. Esse cenário tem se repetido em diversos outros municípios, de Norte a Sul do estado.
O presidente da Assembleia Legislativa, Severo Eulálio (MDB), informou que a reunião que discutirá as ações de enfrentamento à seca no Piauí, anteriormente prevista para o dia 15 de setembro, foi remarcada para o dia 22 de setembro.
Segundo o presidente, a alteração tem como objetivo garantir a presença do maior número possível de representantes de órgãos e instituições envolvidas nessa pauta.
A reunião envolverá parlamentares, órgãos públicos e representantes da sociedade civil organizada, com o objetivo de discutir medidas emergenciais e de longo prazo para minimizar os efeitos da estiagem nas regiões mais afetadas do estado.
Parnaíba foi palco das comemorações dos 190 anos de instalação do Poder Legislativo do Piauí, na sexta-feira (12). Representando sua terra natal, a deputada estadual Gracinha Mão Santa esteve presente em todos os momentos da programação, que teve início com a inauguração do sinal digital da TV Assembleia na cidade e realizou a entrega da Medalha Mérito Legislativo durante sessão solene.
A deputada destacou a importância histórica da escolha de Parnaíba para sediar a celebração.
“Trazer a Assembleia e o sinal da TV ALEPI para Parnaíba vai além de um gesto simbólico, é uma mensagem clara: o litoral do Piauí tem voz, importância e protagonismo. Nosso estado não se constrói apenas do centro para as margens, mas a partir de cada canto, com a força e a esperança de cada piauiense”, afirmou.
Emoção no discurso
Durante seu discurso, a deputada também fez uma fala emocionada sobre suas raízes e o compromisso com sua terra natal:
“Parnaíba não é só o lugar onde eu nasci. É o chão que moldou quem eu sou. Daqui sou filha. Aqui, aprendi a ser uma mulher forte, grata, fiel… aprendi a ser justa, amar o povo e ter fé em Deus. Vi minha família lutar com coragem… e aprendi com meus pais Mão Santa e Adalgisa, que política é uma missão de servir. E foi nesse berço de história, fé e tradição, que nasceu o meu compromisso de servir a nossa terra”, declarou.
Mão Santa é homenageado
O ponto alto da solenidade foi a entrega da Medalha Mérito Legislativo ao ex-governador e ex-deputado estadual, ex-senador e ex-prefeito Mão Santa, um dos grandes nomes da política piauiense e nacional.
A homenagem foi entregue pela deputada Gracinha Mão Santa e recebida por Cassandra Moraes Sousa, que o representou Mão Santa no evento.