"Rafamendes" se reúnem com Sílvio no Palácio e alinham regularização de áreas ocupadas
A reunião entre os vereadores João Pereira e Venâncio, do PT, com o prefeito Sílvio Mendes (UB) no Palácio da Cidade na quinta-feira (30) traduz o bom relacionamento da bancada do Partido dos Trabalhadores com o gestor.
João Pereira quer a regularização fundiária de áreas ocupadas na capital e já consolidadas. Sílvio é contra desapropriação de ocupação recente, mas ocupação antiga é outra história.
O entendimento foi bom. Eles conversaram longamente sobre a cidade, falando das gestões de Wall Ferraz na década de 1990 até essa atual de Sílvio.
Chamados pelos colegas de "Rafamendes", pois são do time do governador Rafael Fonteles mas também se dão muito bem com Sílvio, os petistas mostram que oposição e diálogo podem combinar.
O ex-deputado federal Mainha assumiu o comando do Podemos no Piauí e será candidato a governador pela sigla no próximo ano.
O Podemos estava com o suplente de deputado federal Fábio Abreu, mas como ele decidiu ser candidato em outro partido a direção nacional trocou a direção.
Na próxima semana o vice-presidente nacional Pastor Everaldo virá a Teresina para anunciar a mudança e dizer ainda que o Podemos vai ter chapa de federal.
Federal com 40 mil votos e estadual com 20 mil
Mainha avalia que o Podemos consegue eleger um deputado federal em 2026.
Ele diz que a chapa faz 160 mil votos com 11 candidatos e basta um deles alcançar 40 mil votos para fisgar a vaga.
Para chegar a 160 mil votos, o pré-candidato a governador começa a formar sua chapa agora e antecipa que alguns nomes vão surpreender.
Agora são 3 nomes
Com a candidatura de Mainha, agora são 3 nomes pela oposição no Piauí.
Margarete Coelho (PP) e Toni Rodrigues (PL) já tiveram suas pré-candidaturas confirmadas.
Tendo o governador Rafael Fonteles (PT) como favorito à reeleição, a oposição vai com 3 nomes na largada, mas os grupos podem se unir mais adiante caso algum deles deslanche.
Se isso não ocorrer, a estratégia é pulverizar para forçar um segundo turno.
Os empresários Aluízio Dutra, Jader de Oliveira e Thalyson Fernandes, que impulsionam o setor mineral e geram emprego e renda no Piauí, receberam na quinta-feira (30) o título de Cidadão Piauiense.
A homenagem foi proposta pelo deputado Tiago Vasconcelos (MDB).
Tiago destacou a importância do trabalho dos homenageados à frente da Lion Mining Mineradora, em Piripiri, empresa que tem sido responsável pela geração de cerca de mil empregos diretos e indiretos.
Compromisso reforçado
Os homenageados reforçaram o compromisso com o desenvolvimento do Piauí.
“Receber esse título é uma honra e uma grande responsabilidade. Agradeço ao deputado Tiago Vasconcelos e ao povo do Piauí pela acolhida e confiança”, afirmou Thalyson Fernandes.
“Sempre tive laços com o Piauí, e hoje me sinto oficialmente parte dessa terra”, disse Jader de Oliveira.
“Sinto-me extremamente feliz com o reconhecimento e reforço meu compromisso de seguir contribuindo para o crescimento do Piauí”, completou Aluízio Dutra.
"Tem!"
"Pois traz"
Júlio Arcoverde destina R$ 18 milhões via Codevasf para fortalecer agricultura
O deputado federal Júlio Arcoverde (PP) destinou R$ 18 milhões, entre 2023 e 2025, por meio da Codevasf, com foco na modernização da infraestrutura produtiva e de serviços em municípios piauienses.
Nesta quinta-feira (30), mais um lote de equipamentos foi entregue a prefeituras e associações, contemplando máquinas agrícolas, veículos utilitários e kits voltados à agricultura familiar, apicultura e piscicultura.
O deputado entrou na trend da música da cantora Laércia Dantas, de Picos, que viralizou nacionalmente.
Ao invés de Pitú, entrou a pergunta ao garçom: "Tem trator, traz!"
Municípios beneficiados:
Alegrete do Piauí; Alvorada do Gurgueia; Amarante; Bela Vista do Piauí; Campo Alegre do Fidalgo; Elesbão Veloso; Floriano; Francisco Santos; Lagoa do Barro do Piauí; Parnaguá; Piripiri; Santa Cruz do Piauí; São João do Piauí; São Pedro do Piauí; São Raimundo Nonato; Sebastião Barros; Sigefredo Pacheco.