Rafael não quer conversa sobre chapinha de Jadyel; PT e PSD são destinos de toda a base
O governador Rafael Fonteles avisou aos líderes partidários da base do Palácio de Karnak: zero chance de chapinhas para deputado federal. Ele quer as chaponas do PT e do PSD, com a meta de eleger 9 dos 10 parlamentares.
A lógica do Karnak é que uma terceira chapa corre o risco de não eleger ninguém e ainda "desperdiçar" os votos que serviriam para alcançar o objetivo traçado.
O recado é especialmente endereçado ao deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos), que diz ser possível uma chapa para a Câmara no seu partido.
O pré-candidato a deputado Fábio Abreu, secretário estadual da SADA, era cobiçado pelas chapinhas em formação, mas com a orientação de Rafael irá ficar mesmo em chapona. Ele é filiado ao PSD, que planeja eleger 4 nomes. Abreu sendo um deles.
O Solidariedade e o PRD formalizaram na quarta-feira (25) em Brasília uma federação entre os partidos.
O presidente do Solidariedade no Piauí, deputado estadual Evaldo Gomes, comentou que "a estratégia é fortalecer ambos os partidos nos Estados e para as eleições de 2026".
"Temos ideias comuns de renovação política, da defesa dos mais pobres, das políticas sociais, geração de empregos, da classe trabalhadora e dos pequenos empresários", enumerou Evaldo.
Comando no Estado fica com o deputado
O comando da federação no Piauí será do deputado estadual, já que o partido obteve mais votos para a Câmara dos Deputados nas eleições de 2022 no Estado.
Agora, ele vai se reunir com os líderes do PRD para traçar das articulações para 2026. Ele indicou o ex-senador João Vicente Claudino para presidir a federação no Estado.
O secretário estadual de Comunicação, Marcelo Nolleto, é puro entusiasmo com a 2ª edição do SeducKathon.
O Governo vai premiar 130 estudantes da rede pública com intercâmbio educacional internacional para 6 países. Na foto, Marcelo Nolleto ao lado do secretário chefe de gabinete do governador, Pedro Rocha, e do secretário de Governo, Ivanovick Pinheiro.
O vice-presidente estadual do PT, Maurício Solano, que irá assumir a presidência no dia 1º de julho com a posse de João de Deus na Sasc, garante: o nome que o governador Rafael Fonteles escolher como vice será aceito pelo partido. Já foi definido que ele será petista.
Mas é se não for um nome raiz e, sim, um secretário rafaboy? Maurício afirma que não existe veto do PT a secretário rafaboy.
No entanto, ele entende que a decisão precisa passar pelo ministro Wellington Dias. Aliás, essa é a intenção mesmo.
Em missão na Argélia durante o IV Fórum Árabe pela Igualdade, o ministro Wellington Dias reforçou a integração de nações árabes na Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Dias, que preside a Aliança Global, discutiu com ministros árabes a criação de um centro de estudos sobre pobreza na Jordânia e a adoção pela Somália de modelos brasileiros, como o Cadastro Único e o Programa Cisternas.
Novos encontros
Órgão da ONU, a ESCWA apoiou a expansão da Aliança na região, enquanto Catar, Omã e Arábia Saudita negociam a importância de a região ter um escritório local da Aliança.
O ministro também destacou que "cada novo membro da Aliança fortalece a capacidade de transformar realidades". Os debates seguirão em setembro, na CEPAL (Brasília), e na Cúpula Social no Catar, que acontecerá em novembro.
O vereador Roncallin (PRD) propôs a criação do Dia Municipal da Conscientização e Apoio às Mães Atípicas de Teresina, no segundo domingo de novembro. O projeto será votado em plenário.
Na data, a Câmara Municipal, a PMT e entidades como OAB vão realizar ações conjuntas como palestras, orientação jurídica e atendimentos especializados de saúde.
O parlamentar explicou na tribuna que mães de crianças no espectro autista ainda precisam de muita orientação e, sobretudo, de serviços para seus filhos.
Demandas da zona rural
Roncallin, a propósito, esteve na comunidades Poção, na zona rural de Teresina. Reunido com as famílias e com a liderança Vânia, ele ouviu novas demandas e agradeceu pela votação que o elegeu.
Ele aproveitou para convidar para o arraial do mandato, que ele irá promover na sexta-feira (27).