Abreu: Pais-candidatos podem fazer PSD eleger 5 federais em 2026
O ex-deputado federal Fábio Abreu (PSD) acredita que o PSD pode eleger 5 deputados federais, ou seja, metade da bancada em 2026 (isso, claro, considerando que o Congresso vai derrubar o veto do presidente Lula ao aumento do número de deputados).
O raciocínio é o seguinte: com pais-candidatos, Georgiano Neto e Castro Neto vão obter mais de 200 mil votos, cada. Marcos Aurélio Sampaio deve ultrapassar 100 mil e o próprio Abreu terá mais de 60 mil.
Considerando ainda os demais nomes, o grupo faria 5 federais, incluindo Abreu.
Fator Jadyel
Se o deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos) disputar na chapa do PSD, as chances de eleger 5 aumentam ainda mais.
Marcelo Castro e Júlio César disputando o Senado em dobradinha com seus filhos garantiriam a conta.
Pré-campanha a mil por hora
Fábio Abreu intensificou a pré-campanha, tanto em Teresina quanto no interior do Estado. Esteve em Angical e Miguel Alves na semana e, ao lado da esposa, reforçou o apoio de lideranças também na capital.
Irmãos Solano fecham com João Pereira
O deputado federal Merlong Solano; o vice-presidente do PT Piauí, Mauricio Solano; e o ex-vereador de Teresina, Décio Solano, se reuniram com o vereador João Pereira para reafirmar o apoio da família à candidatura de João Pereira à presidência do diretório do PT em Teresina.
“O companheiro João Pereira representa a renovação no PT de Teresina, com a missão de deixar o nosso partido mais forte e preparado para os desafios políticos na nossa cidade, por isso tem todo o nosso apoio”, destacou o deputado Merlong.
A eleição acontece no domingo (27), no IFPI Sul. João disputa contra o atual presidente, Cícero Magalhães.
Nolleto destaca importância de nova indústria
O secretário de Comunicação, Marcelo Nolleto, destacou a importância da inauguração da indústria de beneficiamento de algodão em Gilbués, na sexta-feira (25).
A Agro Fritzen está investindo R$ 70 milhões na unidade. "O empreendimento representa um marco para o agronegócio piauiense ao fortalecer a cadeia produtiva do algodão, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Estado, especialmente na região Sul", comentou.
O secretário Feliphe Araújo (Meio Ambiente), deputado Tiago Vasconcelos (MDB), secretário Washington Bandeira (Educaçã), deputado Jadyel Alencar (Republicanos) estavam na comitiva com o governador Rafael Fonteles.
Evaldo vai apresentar projeto sobre transporte de massa em agosto
Depois de sugerir com sucesso a tarifa zero no Metrô de Teresina, o deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) já tem pronto um projeto de lei que estrutura e amplia o transporte de massa em todo o Piauí, através de ônibus.
"Uma das bandeiras do nosso mandato é focar no transporte de massa. Foi sugestão nossa para o governador Rafael Fonteles a tarifa zero no Metrô de Teresina, que com certeza melhorou a vida das pessoas e contribuiu para aqueles que ganham até dois salários mínimos", conta.
"Queremos também fortalecer o transporte intermunicipal. Estamos dialogando com o governador Rafael Fonteles e vamos apresentar na Assembleia Legislativa em agosto um projeto que vai estruturar, ampliar e melhorar o transporte de massa em todo o interior do Piauí", antecipa.
Grupo Matizes faz proposta a Sílvio para o Centro de Teresina
Marinalva Santana, do Grupo Matizes, se reuniu com o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (UB), acompanhada da coordenadora da ONG, Maria José Ventura.
O Matizes tem buscado apoio para viabilizar a 23ª Parada da Diversidade de Teresina, prevista para ocorrer na 1ª quinzena de setembro.
Pela proposta do Matizes, o show de encerramento da Parada deste ano retornaria à Praça Pedro II, a fim de fortalecer o movimento de revitalização do Centro da Capital.
Sem dinheiro para o evento
Faltam recursos financeiros para a edição deste ano. “Embora estejamos nos movimentando desde o início do ano, até agora, não conseguimos garantir o recurso necessário para viabilizar a Parada 2025, mas somos persistentes – e estamos correndo atrás de apoios. Aguardamos, inclusive, reunião com o Secretário de Cultura do Estado para tratar desse assunto”, afirma Maria José.
O evento é realizado desde 2002 e está no calendário oficial da cidade.
Carla Yáscar participa, em Campo Grande, de reunião com defensores públicos gerais
A defensora pública geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar, participou da 99ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), realizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
O encontro contou com a presença do governador Eduardo Riedel na abertura e reuniu representantes de Defensorias Públicas de todo o país.
"Meu Pai tem Nome"
As defensorias estaduais e do Distrito Federal preparam a campanha nacional “Meu Pai Tem Nome”, que será realizada no próximo dia 15 de agosto.
O projeto promove mutirões em todo o Brasil para facilitar o reconhecimento de paternidade, garantindo o direito fundamental à identidade e à filiação.