SEÇÕES

Primeira Mão

Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira

Lista de Colunas

Piauí com 8 federais e 24 estaduais: veja novas bancadas na Alepi e Câmara; bastidores da disputa entre Draga Alana e João Pereira; Enzo alinhado com Wellilngton

Veja como devem ficar as bancadas na Assembleia e Câmara com a redução de deputados para o Piauí

|

E se tudo der errado? Com apenas 8 federais e 24 estaduais, veja como ficaram bancadas!

O Senado jogou para o dia 24 a votação do projeto, já aprovado na Câmara, que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A votação será online, uma tentativa de mobilizar os votos de 41 senadores a favor da matéria.

Caso o Senado rejeite a ampliação, o TSE vai redistribuir as vagas levando em conta o Censo de 2022. E o Piauí perde dois federais e seis estaduais.

A coluna conversou com parlamentares para projetar qual seria a nova formação de bancadas na Assembleia e na Câmara com as reduções:

As chaponas dominariam Assembleia e Câmara

PT quer metade de tudo

A tendência é que chaponas do PT, MDB (para estadual) e PT e PSD (para federal) abocanhem a maior parte das vagas. O PT quer metade da Assembleia (12) e metade da Câmara (4). A conferir.

Com chapinha ou sem chapinha

Como o número necessário para eleger pelo menos um estadual ou um federal será muito maior (85 mil votos para estadual e 250 mil votos para cada chapa garantir uma vaga), a tendência é não haver chapinha de federal.

Já para a Assembleia, é possível, mas trabalhoso. Afinal, reunir 25 nomes que tenham juntos 85 mil votos garantiria uma vaga apenas.

Sarrafo lá em cima com menos vagas

Draga Alana e João Pereira duelam: disputa esperta na qual os dois ganham!

Os vereadores Eduardo Draga Alana (PSD) e João Pereira (PT) tem protagonizado uma disputa por obras e serviços em Teresina. Na prática, os dois ganham: a mensagem é que eles brigam para entregar mais às comunidades.

Tudo começou no duelo para ajudar os moradores da Rua Apolo, no bairro Satélite, onde João Pereira mora. Depois teve música na rede social de Draga Alana falando que ele estava incomodando...e João gravou vídeo ajudando na obra de brinquedoteca em praça do Renascença I, desafiando para outros colocarem a mão na massa como ele (obra do OPA).

E mais na prática ainda: ambos têm um bom relacionamento. "Tô até ajudando o João Pereira a ser eleito presidente do PT de Teresina", brinca Draga Alana. Ambos almoçaram juntos na quarta-feira (18).

João se beneficiou com 3 adesões

João Pereira se reforçou na reta final da eleição interna do PT ao receber as adesões de três candidatas: Fabíola Lemos, Joseane Borges e Conceição Bugyja.

Ele disputa com o atual presidente da sigla na capital, Cícero Magalhães, e com Neyara Costa. O pleito acontece no dia 6 de julho.

Draga Alana e João Pereira: uma briga boa para os doisPT exige fidelidade aos nomes da base

O PT divulgou resolução de sua Executiva Estadual, assinada pelo presidente regional João de Deus, exigindo fidelidade dos petistas em relação aos candidatos a presidente, governador e ao Senado (Marcelo Castro e Júlio César Lima).

Foi uma mensagem direta aos parlamentares, prefeitos e vereadores que já sinalizaram voto em Ciro Nogueira para uma das duas vagas ao Senado.

Enzo com crianças...

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel (PDT), recebeu os alunos da Escola Lerote em uma visita especial ao Legislativo. 

A ação faz parte de uma iniciativa de incentivo à participação cidadã e à aproximação das crianças com o funcionamento da política e da democracia.

Presidente Enzo Samuel recebe crianças na Câmara de Teresina

Enzo com ministro Wellington

Enzo Samuel visitou o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Ele se reuniu com Wellington Dias para ampliar os cursos da Escola do Legislativo e implantar um curso voltado à formação de cuidadores de idosos.

Presidente da Câmara com ministro Wellington Dias

Ampliar a Escola

“Nosso compromisso é com a formação de qualidade e com a valorização das pessoas. Um dos objetivos é firmar parcerias para a oferta de cursos que atendam a demandas reais da sociedade, gerando oportunidade de trabalho e cuidado digno para quem mais precisa”, explicou o parlamentar.

A visita integra uma série de articulações que vêm sendo realizadas pela Câmara Municipal de Teresina para expandir o alcance dos cursos da Escola do Legislativo e consolidá-la como referência em formação e educação.

Advogado Ian CavalcanteOAB proíbe quem comete ilícitos raciais de tornar-se advogado: autor da iniciativa é piauiense

Em uma decisão histórica para a advocacia brasileira, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aprovou, por aclamação, a edição de uma súmula que veda a inscrição nos quadros da Ordem de pessoas que tenham praticado crimes de ilícito racial. 

O autor da proposição é piauiense e conselheiro federal Ian Cavalcante, junto do presidente da OAB-PI, Raimundo Júnior, e da secretária-geral, Noélia Sampaio. 

“Não se trata de medida simbólica, trata-se de um ato de coerência institucional, de respeito à Constituição Federal e a afirmação histórica da Justiça. O racismo é crime inafiançável e imprescritível, sujeito à reclusão. O racismo não é qualquer crime, é um atentado permanente contra a democracia”, afirmou Ian Cavalcante.

Impacto da aprovação

A aprovação é considerada um marco no fortalecimento dos princípios que regem a advocacia, como a idoneidade moral, prevista no Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/1994). 

A relatoria da proposta coube à conselheira federal Shynaide Mafra Holanda Maia (PE), que destacou a coerência da nova súmula com outros entendimentos já consolidados pelo CFOAB.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também