Fernanda Gomes e Fernando Lima vão se licenciar por 4 meses
Os vereadores Fernanda Gomes (Solidariedade) e Fernando Lima (PDT) irão se licenciar da Câmara de Teresina por 4 meses. O regimento interno autorizada 2 meses, mas foi alterado e agora são 120 dias.
No entanto, há diferenças: Fernanda sai logo em agosto, após indicar suas emendas ao Orçamento de 2026. O primeiro suplente, Scheyvan Lima, não irá assumir o mandato. Quem toma posse é o segundo suplente, Ênio Portela.
A vereadora elogia o amigo: "Ênio vai ficar até o final do ano e tenho certeza que fará um excelente trabalho na Câmara". Isso mostra que acordos, em política, podem ser cumpridos. Fernanda havia dito na campanha que o time era unido e os suplentes teriam vez no mandato. Dito e feito.
Já o vereador Fernando Lima só sai no próximo ano, para coordenar a campanha do vereador Eduardo Draga Alana (PSD) para deputado estadual.
O segundo suplente é Evandro Hidd (diretor da Assembleia Legislativa) e o terceiro, Júnior Macêdo, diretor-geral do Imepi. Mas a intenção é que o terceiro suplente, John Wallace, assuma a vaga. Tudo, é claro, também passa por uma conversa do governador Rafael Fonteles (PT) tanto com Hidd quanto com Macêdo. John apoiará Draga Alana também.
Dudu vai declarar apoio a Draga Alana na sexta-feira (11)
O vereador Dudu vai declarar apoio ao colega Eduardo Draga Alana para deputado estadual em coletiva de imprensa na sexta-feira (11), na Câmara.
Assim, Draga Alana já tem Fernando Lima e Dudu confirmados na sua lista de apoios para 2026, além do suplente John Wallace.
Draga Alana deve disputar para deputado na chapa do PT.
Júlio tenta fechar acordos com vereadores de Teresina
O deputado federal Júlio César Lima (PSD) está recebendo os vereadores de Teresina para conversar e fechar apoios ao Senado em 2026.
Acima, o vereador Carlos Ribeiro (PDT) com o parlamentar.
Um dos parlamentares que estiveram com Júlio comentou com o colunista: "Os vereadores de Teresina estão sendo cortejados porque vários deles têm mais votos para transferir que muitos prefeitos do interior do Estado".
As propostas estão sendo ouvidas, mas não necessariamente estão satisfazendo.
Em Parnaíba, a colheita de Júlio César foi próspera na Câmara.
Ele fechou os apoios de 12 vereadores: Geraldinho, Neta da Kopping, Ruan Benícios, Maksuel Brandão, Batista do Catanduvas, Thiciano, Renatinho, Zé filho Caxingó, Beto Teles, Fátima Carmino, Taylon e João do Trânsito.
O deputado federal Júlio Arcoverde (PP) foi novamente indicado por seu partido para integrar o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados no biênio 2025-2027.
É a segunda vez que o parlamentar ocupa uma das 21 vagas de titular do colegiado responsável por apurar eventuais quebras de decoro e garantir o cumprimento do Código de Ética da Casa.
“É uma honra ser reconduzido, o Conselho de Ética é um norte para preservar a seriedade do Parlamento. Seguiremos trabalhando com transparência e rigor para que as regras sejam respeitadas”, afirmou Arcoverde.
O secretário estadual de Comunicação, Marcelo Nolleto, fez nova postagem dura criticando o senador Ciro Nogueira (PP).
Nolleto se refere a Ciro como "o maior inimigo de Lula no Piauí", "sem conexão com o povo", "Ciro Bolsonaro" e "Ciro 05".
Também classificou o senador de "falso patriota" e subserviente a Bolsonaro.
Nas redes, Ciro postou vídeo com música dizendo que "está voando e incomodando", uma trend do momento.