SEÇÕES

Primeira Mão

Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira

Lista de Colunas

Eturb anuncia ao MPT o fim do lixão e contratação de 2 aterros privados; Flávio Jr coladinho em Francisco; Draga Alana metralha e Leo Sobral comanda evento

Prefeitura de Teresina vai contratar 2 aterros sanitários privados para desativar lixão

|

Presidente da Eturb informa que Gestão Sílvio vai enviar lixo recolhido a 3 aterros privados

O diretor-presidente da Eturb, Vicente Moreira, informou nesta quarta-feira (2) ao Ministério Público do Trabalho (MPT) que a Prefeitura de Teresina iniciou procedimento administrativo para contratar dois aterros privados e desativar o atual aterro da zona urbana, que será transformado em um "aterro de inertes" (apenas material sólido da construção civil e de capina).

"O prefeito Sílvio Mendes determinou e estamos terminando essa dispensa de licitação. Vamos transformar o aterro sanitário em aterro de inertes", falou Vicente Moreira ao final da reunião convocada pelo MPT para discutir a situação do lixão da cidade.

MP e TCE também participaram do encontro na terça.

Vicente não disse quanto custará aos cofres públicos a destinação aos dois aterros privados.

Documento para prefeito cumprir

O MPT, por sua vez, ficou de elaborar juntos com as demais entidades um acordo a ser assinado pelo município, com prazos específicos e obrigações concretas.

O procurador do Trabalho Carlos Henrique Leite informou que é uma oportunidade para fechar o aterro público e destinar o lixo aos aterros privados.

"Vamos além disso. A Prefeitura deve implementar a política nacional de resíduos sólidos e avançar na coleta seletiva", completou o procurador. Catadores dentro do lixão, não mais.

Aterros fora da zona urbana

Segundo o diretor-presidente da Eturb, a Prefeitura vai destinar o lixo recolhido na capital aos dois aterros privados existentes na Grande Teresina (um saída de Teresina para Altos e outro em Nazária).

Ele informou que o "aterro sanitário existente não mais se coaduna, devido a sua localização, com a atividade realizada no local". Localizado no bairro Santo Antônio, zona Sul, o lixão é cercado por comunidades.

Vicente Moreira garantiu ao MPT o fim do aterro sanitário e contratação de 3 aterros privadosNamoro administrativo! Vai dar casamento político?

O secretário de Infraestrutura, deputado estadual Flávio Júnior, tem estreitado parcerias com o prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel (PP). 

Tem sido frequentes os encontros dos dois para discutir ações e projetos para o município litorâneo. O diálogo tem sido tão produtivo que a parceria administrativa deve ser levada também para o âmbito político.

Secretário e deputado estadual Flávio Jr (PT) com o prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel (PP)

Viagem de Rafael e o pedido a Themístocles

O governador Rafael Fonteles viaja na quinta-feira (3) para Portugal, Espanha e Suíça. Assume o cargo o vice-governador Themístocles Filho (MDB). 

Rafael gostaria que Themístocles se licenciasse para que o presidente do TJ-PI, desembargador Aderson Nogueira, assumisse o posto. 

O gesto é uma sinalização de harmonia entre os três poderes, já que o presidente da Assembleia, Severo Eulálio (MDB), ficou no lugar de Rafael na última viagem internacional. Agora Severo também se encontra em viagem.

No entanto...Themístocles declinou do pedido.

Eduardo Draga Alana critica gestão de Sílvio Mendes

Eduardo Draga Alana critica Saúde na Gestão Sílvio e alfineta: "Três pedidos de exoneração?"

O vereador Eduardo Draga Alana (PSD) voltou a criticar a gestão do prefeito Sílvio Mendes (UB).

"De novo? Em menos de 6 meses, o presidente da FMS pediu exoneração três vezes. A pergunta que não quer calar: o que está acontecendo na saúde de Teresina? UBS sem medicamentos. Hospitais sem insumos básico. Falta gestão. Sobra caos", disse.

Charles saiu saindo: Fator HUT

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira, pediu demissão do cargo na quarta-feira (2) ao prefeito Sílvio Mendes e ele disse OK.

Charles não aceitou interferências externas e também internas. O prefeito fez nomeações para o HUT e decisões estavam sendo tomadas por lá sem passar pelo presidente.

O vice-prefeito Jeová Alencar (Republicanos) era outro ponto de conflito com Charles.

DER TechDays: Leo Sobral comanda evento sobre inovações em estradas

O diretor-geral do DER, Leo Sobral, iniciou na quarta-feira (2) o "DER TechDays", evento promovido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí.

"Vamos fortalecer a gestão rodoviária através da capacitação técnica em tecnologias aplicadas à infraestrutura viária. Serão dois dias de imersão, no auditório da Academia de Ciências do Piauí, com troca de conhecimento na busca pela melhoria da malha", contou.

Diretor-geral do DER, Leo Sobral, comanda evento de tecnologia e inovação em estradasLeo Sobral está empolgado com a iniciativa:

"Profissionais do DER, especialistas de renome nacional e empresas parceiras, em um ambiente voltado à troca de experiências, inovação e qualificação, fundamentais para a modernização com foco no "Programa Estradas Seguras", que é uma iniciativa da gestão pautado pela conservação e manutenção das estradas", conta.

“Colocamos em pauta as rodovias inteligentes por um Piauí mais integrado. A estrada do futuro que precisa de novas tecnologias, de conhecimento e de gente comprometida com a melhoria dos Piauienses", afirmou.

Deputado federal Merlong Solano (PT)Projeto de Merlong: cidadão poderá colocar informação sobre doença crônica na identidade

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (2) projeto de lei do deputado federal Merlong Solano (PT) que permite incluir na Identificação Civil Nacional (ICN) a informação sobre a condição doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas, HIV, câncer, etc. 

Pela proposta, a informação será incluída mediante requerimento da pessoa titular do documento ou do seu representante legal e ficará condicionada à comprovação do órgão estadual competente.

A proposta agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também