Bancada do PT decide fazer oposição sem agressões e ataques
Os sete vereadores do PT se reuniram na segunda-feira (4), antes do início do segundo semestre legislativo, para definir uma atuação parlamentar conjunta na Câmara em relação à gestão de Sílvio Mendes (UB).
A ideia é superar a imagem de partido agressivo, briguento e, apesar de criticar os problemas, também apontar soluções e votar em sintonia com o Executivo quando isso representar o melhor para a capital.
O presidente eleito do PT de Teresina, vereador João Pereira, falou em novo tempo de diálogo. "Vamos criticar e apontar erros, mas ajudar para que a cidade fique sempre em primeiro lugar", falou, também antecipando o tom de sua gestão em relação ao Executivo.
João Pereira, Gustavo de Carvalho, Venâncio, Elzuila Calisto, Deolindo Moura, Dudu Borges e Joaquim do Arroz sabem que cada parlamentar tem seu estilo, mas eles irão tentar uma ação conjunta seguindo essas diretrizes de oposição sem ataques gratuitos.
Posse de João Pereira será dia 5 de setembro
O evento das posses dos presidentes municipais do PT está confirmado para o dia 29 de agosto, reunindo o governador Rafael Fonteles e o ministro Wellington Dias.
Mas o presidente eleito do PT de Teresina, João Pereira, vai fazer um ato específico no dia 5 de setembro. "Quero reunir toda a bancada, deputados, governador e ministros para mostrar um novo tempo do PT na capital", avisou.
Ênio Portela assume mandato na Câmara dia 1º de setembro
A vereadora Fernanda Gomes (Solidariedade) e o deputado estadual Evaldo Gomes se reuniram com o suplente Ênio Portela na segunda-feira (4).
Ficou definido que Ênio vai assumir o mandato no dia 1º de setembro. Antes, Fernanda vai indicar suas emendas ao Orçamento de 2026. Ela havia feito o compromisso na campanha de abrir espaço para os suplentes. Ele é o segundo suplente, mas o primeiro, Scheyvan Lima, que agora vota em Fábio Novo (PT), permanece amigo tanto de Fernanda quanto de seu pai, Evaldo.
Senadora Jussara Lima apresenta projeto que permite mulher alterar nome e fugir de agressor
Com a chegada do Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher, a senadora Jussara Lima (PSD) intensifica sua atuação em defesa dos direitos das mulheres na Bancada Feminina no Senado.
Jussara é autora, entre outros projetos, do PL 1.976/2025, que altera a Lei Maria da Penha e a Lei de Registros Públicos, permitindo que vítimas de perseguição ou ameaça possam alterar legalmente seus nomes, dificultando sua localização por parte do agressor. A proposta representa um gesto concreto de recomeço e proteção às mulheres em situação de risco.
Projeto quer mudança no Código Penal
Outro projeto da senadora Jussara Lima é o PL 2.927/2025, que propõe mudanças no Código Penal para tipificar o crime de submissão à prostituição ou outras formas de exploração sexual, especialmente em casos nos quais a vítima não possui condições de oferecer resistência.
A medida reconhece a complexidade da violência sexual e fortalece os mecanismos de responsabilização dos agressores.
Átila afasta boatos e crava que é fiel ao PP e ao grupo de Ciro
O deputado federal Átila Filho (PP) avisou que tem compromisso com o PP e com o senador Ciro Nogueira. "Tenho história da Câmara, apesar de estar no primeiro mandato. Não posso alterar minha história por conta de conveniências políticas", comentou.
"Apesar de admirar o governador Rafael Fonteles em muitos aspectos, e tenho amizade pessoal com ele, mas tenho posição política muito clara a favor do senador Ciro Nogueira", finalizou, afastando boatos que iria disputar a reeleição na base do Palácio de Karnak.
Nolleto: Campanha do Dia do Piauí vai focar na autoestima do piauiense
18 anos após o sucesso nacional, o elenco completo do filme “Ai Que Vida!”, clássico do humor piauiense, se reuniu pela primeira vez em cena.
O encontro aconteceu durante gravação de clipe para campanha do Dia do Piauí, do Governo do Estado, em outubro.
Dirigida por Cícero Filho, a gravação integra uma série de ações publicitárias com foco na valorização da autoestima do piauiense.
O primeiro registro oficial do reencontro foi feito no set de gravação na Central de Artesanato, em Teresina, durante a visita do Diretor de Propaganda e Marketing, Rayldo Pereira, e do secretário estadual de Comunicação Marcelo Nolleto com a família.