Na semana passada, como informado pela Revista da SET, o programa Siga Antenado, iniciativa depolítica pública coordenada pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Entidade Administradora da Faixa (EAF) e com supervisão da Anatel, que foi criada como contrapartida do leilão do 5G, foi ampliado por meio de portaria do Ministério das Comunicações. A Fase Extra contemplará moradores de baixa renda em 323 municípios com cobertura terrestre limitada, mesmo que não possuam parabólica instalada.
Foram priorizadas cidades em 16 estados brasileiros: Piauí (88), Bahia (20), Ceará (7), Espírito Santo (2), Goiás (21), Maranhão (46), Minas Gerais (30), Mato Grosso (23), Mato Grosso do Sul (4), Pará (15), Pernambuco (3), Rio Grande do Norte (9), Rondônia (4), Roraima (3), Rio Grande do Sul (4) e Tocantins (44).
Nesta segunda-feira, (23/6) a Associação Brasileira das Empresas e Profissionais das Telecomunicações Infraestrutura/TI (Aberimest) realizou, em São Paulo, o IV Global Summit 5GTech, que reuniu lideranças nacionais e internacionais do setor de infraestrutura de comunicações para debater o futuro do 5G em áreas estratégicas como portos, rodovias e cidades inteligentes.
Em enrevista à reportagem da Revista da SET, o presidente da EAF/Siga Antenado, Leandro Guerra, falou sobre os cinco (5) milhões de kit de antenas de TVRO instalados no país pela Siga Antenado e um novo processo que deve envolver mais de 600 mil famílias em mais de 320 municípios que tem um o nenhum sinal de TV analógico em casa. A instalação começa a ser realizada em julho. Nesta nova etapa, quatro cidades de Rondônia serão beneficiadas: Alto Alegre dos Parecis, Campo Novo de Rondônia, Nova Mamoré e Parecis.