Escrito por Eliaquim de Paula
Repercutido no Jogo do Poder, desta segunda-feira (02) a fala do deputado Francisco Limma, que chegou a sugerir o nome da ex-governadora Regina Sousa para a vice na chapa do governador Rafael Fonteles. A possibilidade, no entanto, não avançou após a própria Regina sinalizar que não tem interesse no cargo.
Ao analisar o movimento, o comentarista Eliezer Rodrigues afirmou: “Essa sugestão do deputado Limma escancara esse desentendimento entre a geração mais tradicional, original do PT, e a geração atual do governador Rafael Fonteles”. Para ele, o nome de Regina ressurge por ser “umbilicalmente ligada a Wellington Dias” e representar um núcleo mais histórico do partido, indicando que o nome de Washington Bandeira ainda enfrentava resistência em setores internos, apesar de Limma já tratar Bandeira como definição consolidada.
Nos bastidores, segundo Arimatéia Carvalho, Limma também teria feito um convite para que Regina disputasse uma vaga de deputada estadual: “Ele disse: ‘Regina, você seria eleita, você é uma mulher, tem grande contribuição a dar ainda ao Piauí e seria uma deputada brilhante’”. A leitura predominante entre os comentaristas, porém, é de negativa. Francy Teixeira lembrou: “A última vez que eu falei com a Regina Sousa, ela foi bem categórica ao afirmar que não pretende concorrer a nenhum cargo eletivo”, avaliação reforçada por Apoliana Oliveira, que disse não acreditar em candidatura nem para mandato em 2026.