Jogo do Poder

Bastidores, análises e exclusivas sobre o cenário político. Informação com profundidade e agilidade

Lista de Colunas

Exclusivo Marcelo Castro confirma fusão cruzada entre MDB e PSD para 2026

A aliança prevê que o MDB se concentre nas disputas por vagas na Assembleia Legislativa, enquanto o PSD ficará responsável pelas candidaturas à Câmara Federal

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) confirmou, em entrevista ao programa Jogo do Poder, da Rede Meio, nesta segunda-feira (14), que o MDB e o PSD manterão a estratégia de “fusão cruzada” nas eleições de 2026, repetindo o modelo adotado em 2022. A aliança prevê que o MDB se concentre nas disputas por vagas na Assembleia Legislativa, enquanto o PSD ficará responsável pelas candidaturas à Câmara Federal.

“Na verdade, nós nos reunimos hoje, o MDB e o PSD, para discutir a estratégia naturalmente de 2026. Então discutirmos a chapa majoritária”, explicou o senador. Ele destacou que o MDB pretende manter os espaços que ocupa atualmente no governo estadual. “O MDB advoga a manutenção dos espaços que nós temos hoje, que é o de senador e vice-governador. O PSD pleiteia a vaga de senador”, completou.

Senador Marcelo Castro concede entrevista para o Jogo do Poder , na Rede Meio - Foto: Rodrigo Hipolito/MeioNews

Durante a entrevista, Marcelo Castro reiterou que a manutenção do atual arranjo fortalece a aliança entre os partidos e permite uma organização mais eficaz nas chapas proporcionais. “Discutimos ainda a composição das chapas proporcionais e essa fusão cruzada, porque hoje todos os deputados estaduais estão no MDB e deputados federais estão no PSD, e a nossa intenção declarada desde o início é manter a fusão cruzada”, afirmou.

Segundo o senador, a união estratégica visa preservar o equilíbrio e a representatividade dos dois partidos nas eleições que se aproximam. “Estamos firmes nesse propósito de manter o quadro como está. Isso consolida que o PSD estará disputando vagas para federal e MDB estadual”, concluiu Marcelo Castro.


*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES