No Jogo do Poder desta quarta-feira (04), a nomeação do vereador Luís André para a Secretaria Municipal de Articulação Institucional voltou ao centro do debate político em Teresina. O retorno ao primeiro escalão da Prefeitura chama atenção porque, em 2022, o parlamentar havia rompido politicamente com o então aliado Silvio Mendes ao declarar apoio ao hoje governador Rafael Fonteles.
O jornalista Eliezer Rodrigues relembrou o contexto do afastamento e a reaproximação recente.
“Em 2022, na eleição para o governo do estado, Luís André, por mais que já tivesse uma tradição política ao lado de Silvio Mendes, naquele momento resolveu se distanciar e apoiar o nome de Rafael Fonteles. A época o prefeito Silvio Mendes se manifestou publicamente dizendo que para ele aquele movimento foi uma grande decepção. Existem vários registros em relação a isso. E agora fizeram as pazes, Luís André de volta ao primeiro escalão da prefeitura numa gestão de Silvio Mendes.”
Bastidores do rompimento
Durante o debate, o comentarista Ari Carvalho apresentou sua leitura sobre os motivos que levaram Luís André a apoiar a oposição naquele momento.
“O Luís André votou em Rafael em 2022, mas por que será que ele votou em Rafael? [...] Quando o Silvio foi para a União Brasil, quem era o manda-chuva do partido no Piauí era o Luís André. Aí o Silvio deu um canto de carrocelho a ele e colocou Marcos Elves. [...] Como ele foi escanteado, ele tinha todo o direito de apoiar Rafael.”