O deputado estadual e presidente do PT no Piauí, Fábio Novo, negou que o partido tenha vetado o nome do vereador Eduardo Draga Alana em relação à formação da chapa estadual. Segundo ele, a definição das candidaturas é responsabilidade das bancadas federal e estadual, que já haviam planejado convites a três nomes específicos: Evaldo, Tales e Enzo.
Fábio destacou que podem ocorrer pequenos ajustes, mas a estratégia do PT é dar autonomia às bancadas, evitando que as discussões cheguem à instância partidária.
“Não tem veto. No PT existem instâncias. A eleição do próximo ano é de deputado federal e estadual, então cada bancada faz o seu planejamento. A bancada já tinha fechado essa situação lá atrás. Só vai chegar ao PT se dentro da bancada houver divergência”, explicou.
O parlamentar lembrou ainda que a decisão de reservar vagas a Evaldo, Tales e Enzo foi tomada antes mesmo de assumir a presidência estadual do partido.
“Já havia uma discussão muito anterior. Essa situação de vagas já estava guardada para eles pelas próprias bancadas. A ideia é que o partido apenas opine caso haja impasse, mas, no mais, as coisas já estão praticamente resolvidas”, afirmou.