O vereador João Pereira (PT) apresentou, na última sexta-feira (19), a Indicação nº 036/2025, destinada ao prefeito de Teresina e à Secretaria Municipal de Planejamento. O parlamentar propõe a realização de estudos para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Poti, na região do Poti Velho, abrangendo a Grande Santa Maria da Codipi.
Segundo o vereador, a iniciativa tem como objetivo atender aproximadamente 170 mil pessoas que vivem e circulam pela região.
crescimento urbano e trânsito congestionado
Na indicação, João Pereira destacou o crescimento acelerado da zona norte da capital, especialmente no entorno do Poti Velho.
“A região do Poti Velho e Grande Santa Maria da Codipi encontra-se em pleno processo de crescimento urbano e populacional, tornando-se um polo de grande relevância para a cidade de Teresina. No entanto, a atual infraestrutura viária é insuficiente para atender a demanda crescente de veículos e pedestres, especialmente nos horários de pico, quando o trânsito se torna caótico e compromete a mobilidade urbana”, ressaltou o documento.
Benefícios esperados com a nova ponte
De acordo com a proposta, a construção da ponte deve melhorar o fluxo de veículos e pedestres, reduzir congestionamentos e garantir maior segurança no trânsito.
“A construção de uma nova ponte sobre o Rio Poti representa medida indispensável para viabilizar a melhoria do fluxo de veículos e pessoas, reduzindo congestionamentos, otimizando o tempo de deslocamento e aumentando a segurança viária”, defendeu o vereador.
Além disso, o parlamentar listou quatro impactos positivos diretos para a população:
Integração regional, facilitando acesso a serviços públicos, comércio, saúde e educação;
Estímulo ao desenvolvimento econômico, ampliando as oportunidades para pequenos comerciantes;
Valorização imobiliária e urbanística na região;
Melhoria da qualidade de vida, com deslocamentos mais rápidos e seguros.
Demanda considerada urgente
Por fim, o vereador reforçou que a proposta busca não apenas resolver gargalos atuais de mobilidade, mas também antecipar soluções para o futuro crescimento sustentável da capital.