A disputa eleitoral de 2026 deve registrar um número inédito de vereadores de Teresina buscando novos espaços na política estadual e nacional. A tendência é que parlamentares da capital se lancem como candidatos a deputado estadual ou deputado federal, ampliando a presença do Legislativo municipal nas chapas partidárias.
NOMES DO PT E DA FEDERAÇÃO
Entre os pré-candidatos já colocados está Elzuila Calisto (PT), que volta ao páreo após ter disputado uma vaga na Assembleia Legislativa em 2022, quando obteve mais de 20 mil votos. A expectativa é que ela reforce novamente a chapa petista.
Outro nome em evidência é o do presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, que deve migrar do PDT para o PT e integrar a chapa da federação nas eleições de 2026.
DISPUTA PARA ESTADUAL
O vereador Eduardo Draga Alana também já sinalizou que pretende concorrer a uma vaga de deputado estadual. A definição do partido ao qual irá se filiar deve ser anunciada em fevereiro.
MOVIMENTAÇÃO NO PROGRESSISTAS
No Progressistas (PP), a direção partidária trabalha com a possibilidade de lançar Samantha Cavalca como candidata a deputada federal, além de Pedro Alcântara e Petrus Evelyn na disputa por vagas na Assembleia Legislativa.
Há ainda a avaliação interna sobre o lançamento de vereadores licenciados para ocupar secretarias, como Ismael Silva e Aluísio Sampaio, que também podem entrar na corrida eleitoral pela legenda.
REPUBLICANOS NA FEDERAL
Pelo Republicanos, a vereadora Ana Fidelis é considerada nome certo na composição da chapa para a Câmara dos Deputados.
VEREADORES NA DISPUTA
Entre os parlamentares municipais que despontam como pré-candidatos em 2026 estão:
Elzuila Calisto
Enzo Samuel
Eduardo Draga Alana
Samantha Cavalca
Petrus Evelyn
Pedro Alcântara
Ana Fidelis
EFEITO NA CÂMARA MUNICIPAL
Caso os vereadores sejam eleitos, a composição da Câmara de Teresina sofrerá alterações com a convocação dos suplentes. A fila atual é formada por:
Valdiná Pires (PT)
Júnior Macedo (PDT)
Vinício Ferreira (PSD)
Elmano Férrer (Progressistas)
Jotinha (Progressistas)
Sargento R. Silva (Progressistas)
Thanandra Sarapatinhas (Republicanos)
CENÁRIO NO PP
No caso específico do Progressistas, Elmano Férrer é o primeiro na linha de suplência. Os demais nomes da legenda só assumiriam mandato caso mais de um vereador do partido em exercício conquiste uma vaga nas eleições de 2026.