SEÇÕES

Renovação do PT deve avançar após reeleição de Lula, avalia Rafael Fonteles

O governador do Piauí diz que foco atual é garantir continuidade do governo federal.

Rafael Fonteles defende que o PT já vem renovando seus quadros. | Ricardo Stuckert

Apontado como um dos expoentes da renovação do Partido dos Trabalhadores, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), avaliou que a esquerda e a centro-esquerda já contam com novos quadros, mas que esse processo de renovação política deve ganhar mais força após as eleições deste ano. A análise foi feita durante entrevista, na qual o governador defendeu foco total na disputa presidencial.

FOCO NA REELEIÇÃO
Para Rafael Fonteles, o momento exige concentração absoluta na manutenção do projeto liderado pelo presidente Lula, a quem ele atribui papel central no cenário político nacional.

"Olha, primeiro nós temos que estar focados nesse momento na reeleição do presidente Lula. Ele é o maior ativo, digamos assim, o maior líder. Ele ultrapassa as barreiras do partido, ele é um líder do povo, popular, e ele, na minha visão, é favorito para a eleição, porque está fazendo um bom trabalho e normalmente a reeleição favorece quem está no governo."

O governador reconheceu que a disputa será acirrada, diante do ambiente de polarização, mas manteve uma avaliação otimista.

"Eu considero favorito, a despeito de ser uma eleição disputadíssima, dada a polarização do país."

RENOVAÇÃO NO PT
Segundo Fonteles, o PT vem passando por um processo consistente de renovação interna, tanto em nível estadual quanto nacional.

"Eu acho que o PT tem renovado muito bem os seus quadros. Eu sou um exemplo disso. E dentro da minha equipe tem vários exemplos também de companheiros petistas dessa nova geração."

Como exemplo, o governador citou o atual secretário de Educação do Piauí.

"Por exemplo, o nosso secretário de Educação, o Oscar Bandeira, que deverá ser o nosso pré-candidato a vice-governador, também é um quadro novo. Ele era juiz e deixou a magistratura para embarcar nesse sonho conosco de transformar a educação do Piauí."

NOVAS LIDERANÇAS NOS ESTADOS
Rafael Fonteles também destacou o surgimento de lideranças jovens em diferentes regiões do país, especialmente no Piauí.

"Quando você observa os outros estados, começam a surgir novas lideranças do nosso partido nas câmaras de trabalhadores, também prefeitos municipais do Piauí. Tem um grande número de prefeitos jovens, ali de 30, 40 anos, que são do Partido dos Trabalhadores."

Na avaliação do governador, esse movimento não se restringe ao estado.

"Eu percebo essa renovação no meu estado e acredito que está havendo em vários outros estados."

PROJEÇÃO NACIONAL
Apesar dos avanços, Fonteles ponderou que a consolidação dessas novas lideranças em nível nacional é um processo mais lento, sobretudo diante da prioridade eleitoral atual.

"A projeção nacional é que, obviamente, isso é muito difícil enquanto você tem uma prioridade absoluta, que é reeleger o presidente Lula."

Ainda assim, ele apontou nomes que já exercem protagonismo no cenário nacional e que representam uma nova geração dentro do partido.

"Você tem vários ministros. O presidente Lula tem 80 anos. Você tem vários ministros na casa de 50, 60 anos, que fazem um excelente trabalho e eu considero quadros novos do partido, como o ministro Fernando Haddad, como o ministro Camilo Santana."

DEBATE GERACIONAL
Ao comentar comparações frequentes com a direita, Fonteles relativizou o argumento etário.

"Às vezes as pessoas falam que, na direita, você tem quadros ali de 25, 30, 35 anos, mas o fato é que no governo você tem os quadros que têm projeção nacional e que são dessa faixa etária de 50, 60 anos."

PÓS-ELEIÇÃO
Por fim, o governador afirmou acreditar que o processo de renovação se intensificará após a definição do próximo mandato presidencial.

"Mas eu acho que essa renovação vai, sim, crescer logo após a renovação do mandato do presidente Lula, se Deus quiser, e o próprio presidente Lula irá conduzir essa renovação."

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também