A expectativa de que o Progressistas oficializasse nesta segunda-feira (19) o nome do substituto de Aldo Gil no comando da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul de Teresina foi frustrada. A escolha, que deveria sair de uma articulação interna da legenda, sofreu um novo revés com a ausência do presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira (PP-PI), no estado.
Indicação política permanece com a sigla
O cargo, considerado de primeiro escalão na administração municipal, segue sob influência direta do Progressistas. A legenda deseja manter a indicação dentro da sua bancada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O cenário ideal seria a permanência do deputado Aldo Gil no posto. Porém, caso isso não se concretize, os nomes dos deputados Gustavo Neiva, Bessah e Dogim Félix surgem como principais alternativas.
Presidente estadual adia definição
Em conversa com a coluna Francy Teixeira, do portal MeioNews, o presidente estadual da sigla, Joel Rodrigues, confirmou que a decisão será adiada, condicionando-a ao retorno das conversas com o senador Ciro Nogueira:
"Senador Ciro não pôde vir ao Piauí hoje, teve que cancelar sua vinda. Aguardar isso, ele vai fazer esse diálogo aí com o Silvio, qual formato e qual vai ser a solução aí do problema, tá bom? Mas hoje não tem audiência com o senador, não vai estar no Piauí hoje."
Conversas com Silvio Mendes devem pesar na escolha
A definição do novo gestor da SDU Sul também deve passar por entendimento com o prefeito Silvio Mendes (União Brasil), uma das peças-chave no arranjo político da capital. A interlocução entre Ciro e Silvio será fundamental para selar o nome que vai assumir a pasta estratégica.