SEÇÕES

Interior do Piauí ganha novas unidades do Minha Casa, Minha Vida

A ação integra o pacote de 2.713 novas residências que serão contratadas em 16 estados, com financiamento federal voltado a diferentes frentes do MCMV.

Unidades beneficiarão o município de Brasileira, no interior do Piauí. | Jonas Wilson/Divulgação

O município de Brasileira, no Norte do Piauí, foi contemplado com 50 moradias na nova etapa do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), modalidade Rural, autorizada nesta quinta-feira (15). As unidades estão entre as 1.137 destinadas a trabalhadores rurais, agricultores familiares e comunidades tradicionais em todo o país.

A ação integra o pacote de 2.713 novas residências que serão contratadas em 16 estados, com financiamento federal voltado a diferentes frentes do MCMV: Rural, Entidades e FAR (Fundo de Arrendamento Residencial). Segundo o Ministério das Cidades, a expectativa é de que mais de 10 mil pessoas sejam beneficiadas com a nova leva de moradias.

Unidades beneficiarão o município de Brasileira, no interior do Piauí (Foto: Jonas Wilson/Divulgação) 

MODALIDADE RURAL

No Piauí, a cidade de Brasileira foi a única selecionada nesta rodada da modalidade Rural, com previsão de construção de 50 unidades. Os imóveis seguirão diretrizes específicas para atender às necessidades culturais, sociais e climáticas das famílias contempladas. Ao lado do estado, municípios de outras quatro unidades da federação do Nordeste também foram beneficiados: Bacabal (MA), São Bento do Una (PE), São Miguel do Gostoso (RN), além de Boquim e Riachuelo, em Sergipe.

Entre os estados nordestinos, a Bahia liderou com 191 moradias distribuídas entre seis cidades. No total, o Nordeste recebeu 467 novas unidades nesta etapa. Desde 2023, a região já acumula 174,7 mil habitações selecionadas pelo programa.

ENTIDADES E FAR

Embora o Piauí não tenha sido contemplado nesta fase pelas modalidades FAR e Entidades, o governo federal autorizou, em outras regiões, a contratação de 860 moradias subsidiadas pelo FAR, voltadas à área urbana, e de 716 unidades na modalidade Entidades, voltada a famílias de baixa renda organizadas em associações sem fins lucrativos.

“Seguimos firmes no propósito de garantir o direito à moradia digna para milhares de famílias brasileiras”, destacou o Ministério das Cidades, em nota.

AVANÇO NACIONAL

As novas contratações abrangem estados de todas as regiões: AC, AM, BA, ES, GO, MA, MG, PA, PB, PE, PI, PR, RN, RS, SE e SC. O Sul, por exemplo, recebeu grande parte das moradias urbanas via FAR, com destaque para o Rio Grande do Sul, que terá três empreendimentos somando 860 unidades.

Desde a retomada do programa em 2023, já foram selecionadas mais de 400 mil moradias em todo o Brasil, considerando todas as modalidades do Minha Casa, Minha Vida. As portarias com os detalhes dos empreendimentos podem ser acessadas no site oficial do Ministério das Cidades.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também