Gigante do agronegócio apostará na produção do gado 'Ouro Negro' no Piauí

Apelidado de “Ouro Negro” no Nordeste, o Brangus tem se mostrado uma escolha promissora para a região semiárida, devido à sua alta capacidade de adaptação, precocidade e qualidade da carne.

A gigante do agronegócio, VPJ Pecuária, liderada por Valdomiro Poliselli Júnior, anunciou que está ampliando sua atuação no Nordeste com um ambicioso projeto de pecuária extensiva. O grupo está investindo na aquisição de fazendas no Piauí para fortalecer a produção de gado Brangus e Nelore, duas raças amplamente valorizadas no mercado de carne premium.

Brangus: Oportunidade para o Semiárido 

Apelidado de “Ouro Negro” no Nordeste, o Brangus tem se mostrado uma escolha promissora para a região semiárida, devido à sua alta capacidade de adaptação, precocidade e qualidade da carne. A empresa, que já trabalha com essa raça em sua unidade em Goiás, aposta na similaridade climática entre o estado e o Nordeste para garantir uma produção eficiente e competitiva.

Poliselli reforça que o Brangus pode impulsionar a pecuária na região, tornando-a mais competitiva frente a outras áreas de produção de carne premium. Além disso, a raça também ganha destaque na vaquejada, onde o “boi preto” é muito valorizado pelos competidores.

Grupo apostará na produção do Brangus no semiárido do Piauí (Foto: Divulgação) 
Grupo apostará na produção do Brangus no semiárido do Piauí (Foto: Divulgação) 

Parcerias no Nordeste 

A entrada no mercado nordestino já demonstra resultados positivos. Durante a ExpoRingo 2025, realizada em Lagarto (SE), os leilões promovidos pelo grupo movimentaram R$ 1,25 milhão, com a venda de 96 animais e embriões. O evento atraiu investidores de diversos estados, consolidando a presença da VPJ na região.

Dentre os destaques do leilão, o empresário Geraldo Majela adquiriu quase toda a bateria de touros Ultrablack, reforçando seu investimento no Complexo FJ, o maior centro equestre do Nordeste. O maior lance do evento, no valor de R$ 360 mil, veio do criador Pierre Cavalcante, que arrematou o touro VPJ Rusk Decision FIV 1498, apontado como líder no sumário Promebo.

A Nova Fronteira da Pecuária Brasileira

Durante a ExpoRingo, Poliselli anunciou sua intenção de estruturar um polo de pecuária extensiva no semiárido nordestino. O projeto visa ampliar a oferta de bezerros de alta qualidade, consolidando o Nordeste como uma das principais regiões produtoras do país.

Acredito que o Nordeste será a nova fronteira de produção de bezerros do País e estamos dando acesso às três raças bovinas mais valorizadas na produção de carne de qualidade do país.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com