A atuação do iFood em 2024 teve peso significativo na economia piauiense. Segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a plataforma foi responsável por movimentar R$ 295 milhões no Produto Interno Bruto (PIB) do estado, o que equivale a 0,35% do PIB do Piauí.
Geração de empregos
O estudo revela ainda que o ecossistema criado pela empresa viabilizou 9 mil postos de trabalho no Piauí, entre empregos diretos e indiretos. Esse impacto é reflexo do crescimento acelerado da plataforma, que ampliou sua movimentação no estado em 31,1% em relação a 2023.
Crescimento acima da média
Em nível nacional, a pesquisa aponta que a atividade do iFood movimentou R$ 140 bilhões no ano passado, equivalente a 0,64% do PIB brasileiro, além de gerar mais de 1 milhão de empregos. Outro dado relevante é que os restaurantes parceiros da plataforma cresceram 2,3 vezes mais do que a média do setor entre 2023 e 2024.
Tecnologia e inovação
O CEO do iFood, Diego Barreto, destacou que o impacto socioeconômico da empresa está ligado à capacidade de integração tecnológica.
“Todo esse impacto positivo existe, pois, nós conectamos logística, crédito, dados e capacitação para fortalecer quem empreende, trabalha e consome, criando valor compartilhado em cada etapa da jornada. E aqui consideramos apenas um dos nossos negócios: se já pudéssemos medir os resultados de todas as nossas verticais de operação, o impacto seria ainda maior”, afirmou.
Efeito multiplicador
De acordo com a diretora de Data Policy e Economia do iFood, Débora Gershon, o efeito da plataforma vai muito além do pedido feito no aplicativo.
“Ao analisar a aquisição de um hambúrguer via plataforma, por exemplo, observam-se efeitos diretos, indiretos e induzidos na economia. Operando como uma engrenagem, são quantificados os impactos em toda a cadeia produtiva: desde a produção agrícola dos insumos, a compra da carne e do pão para a produção do hambúrguer, o combustível consumido no transporte, as embalagens de papel na entrega e a remuneração dos colaboradores da hamburgueria.”
Mais empregos nos restaurantes
A pesquisa também mostra que o ingresso no aplicativo amplia as oportunidades no setor. Restaurantes que passaram a operar pelo iFood registraram, em média, 6,9% mais contratações, chegando a 10,2% entre os pequenos estabelecimentos. Além disso, 75% dos parceiros funcionam exclusivamente no delivery e 31% deles são administrados diretamente pelos proprietários.