O vereador Edilberto Borges, conhecido como Dudu do PT, confirmou que sua candidatura à presidência do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores é para valer. Em entrevista ao Meio News, Dudu negou especulações de que sua participação na disputa teria como objetivo apenas ganhar projeção visando à eleição de deputado estadual em 2026. Ele destacou que o lançamento oficial de sua candidatura acontecerá na próxima quarta-feira, 19 de fevereiro.
O parlamentar enfatizou a necessidade de renovação no PT, defendendo uma maior aproximação do partido com segmentos como a juventude, os movimentos sociais e o público evangélico. Para ele, é preciso modernizar a atuação do partido e aprimorar sua comunicação para evitar ataques constantes nas redes sociais.
Precisamos pontuar pontos estratégicos do partido, não dá mais para a gente ficar distante da juventude, ficar distante do segmento evangélico, ficar sem debater hoje a nova relação de capital e trabalho. Não dá para o PT ficar apanhando como a gente apanha de manhã, de tarde e de noite nas redes sociais por falta de uma boa comunicação e de uma boa abrangência.
O vereador também criticou a atual gestão do PT no estado, afirmando que o partido precisa de "oxigenação" e de uma nova abordagem na forma como é conduzido.
Quero fazer esse debate com os filiados, quero saber se o filiado lá de Cristalândia está satisfeito com a gestão atual do PT. Esse grupo que administra o PT hoje está há mais de 40 anos no comando, então precisamos oxigenar. E oxigenar, na minha opinião, é mudar também, alternar.
Dudu reforçou que sua candidatura busca um debate amplo e inclusivo dentro do partido.
Iremos discutir com todas as tendências, mas, mais do que isso, qual é a vantagem do PT? O voto do Lula, que é da corrente majoritária, o voto do Rafael, do Hélito, é o mesmo voto do seu Zé, do seu João, que está lá nos rincões desse país afora e aqui.
A eleição para a presidência do Diretório Estadual do PT no Piauí está prevista para acontecer no mês de julho e já conta com pelo menos nove candidatos de diferentes correntes internas do partido.