SEÇÕES

Bancada do Piauí se anima e terá reunião com Motta e Alcolumbre para manter vagas

Em conversa com a coluna, o deputado federal Flávio Nogueira (PT-PI) afirmou que cresce um sentimento de unidade entre os representantes do Nordeste para resistir à perda de espaço político.

Bancada do Piauí luta para não perder vagas na Câmara. | Divulgação/Reprodução

Uma articulação suprapartidária começa a ganhar força entre parlamentares do Nordeste diante do veto presidencial que altera a composição da Câmara dos Deputados, retirando cadeiras de alguns Estados para redistribuí-las com base nos dados atualizados do Censo. O impacto direto sobre a bancada do Piauí e de outros entes da região mobilizou a convocação de uma reunião urgente nesta segunda-feira, 04 de agosto, em Brasília.


🗳️ Veto reacende debate sobre desigualdade regional

A medida vetada por Lula (PT) previa uma reconfiguração do número de parlamentares por Estado, e agora, a tendência é de redução na representatividade de regiões menos populosas, como o Nordeste, e ampliando o número de cadeiras de Estados do Sul e Sudeste.

O Piauí, por exemplo, perderia duas cadeiras na Câmara e seis na Assembleia Legislativa. 

Frente a esse cenário, líderes da bancada nordestina marcaram um encontro com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (PSD-AP). O objetivo é debater os efeitos do veto e pressionar por sua reversão.


📣 "Não podemos perder essas vagas", alerta Flávio Nogueira

Em conversa com a coluna, o deputado federal Flávio Nogueira (PT-PI) afirmou que cresce um sentimento de unidade entre os representantes do Nordeste para resistir à perda de espaço político:

Está confirmada a reunião na segunda-feira à tarde. Estou percebendo que o sentimento do Nordeste pegou agora, nós não podemos perder essas vagas, amplia a desigualdade regional, o Nordeste perde voz. O governador está empenhado, base e Oposição, hoje o Brasil vive do Poder Legislativo, não se trata da minha eleição, se trata da representatividade da região.


🔗 União política supera partidos

A pauta uniu governistas e opositores em torno de um mesmo propósito: evitar o enfraquecimento do Nordeste no Congresso Nacional. O deputado federal Átila Lira (PP-PI) também demonstrou confiança no movimento articulado:
"Muito otimista", cravou.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também