Atualização
NOVA PARCIAL da apuração dos votos para Presidente Estadual do PT com 105 municípios apurados.
Fábio Novo 7.587 votos e Dudu 817 votos, o que representa, até o momento, mais de 90% do total
Os primeiros resultados da eleição estadual para a escolha dos novos dirigentes do Partido dos Trabalhadores são favoráveis ao deputado Fábio Novo. Com as urnas apuradas em 63 municípios, o placar traz 4357 para Novo e 99 para Dudu Borges. Em Teresina, a votação aconteceu no Liceu Piauiense
Cerca de 62 mil filiados do Partido dos Trabalhadores no Piauí elegem neste domingo,6, os novos dirigentes para os próximos 4 anos. Com uma campanha acirrada, o deputado estadual Fábio Novo, que tem o apoio do governador Rafael Fonteles, chega ao dia do pleito como favorito em relação ao seu oponente, o vereador Dudu Borges. No diretório municipal de Teresina, o atual presidente Cicero Magalhães tenta manter-se no cargo, mas enfrenta o vereador João Pereira (foto), cuja atuação na Câmara Municipal vem sendo destacada
Novo defende a modernização da estrutura do PT, com foco na Comunicação e na formação de lideranças, bandeira também da ex-presidente Gleisi HofmanFábio Novo é integrante da corrente CNB (Construindo um Novo Brasil), majoritária do partido. Dela, fazem parte o presidente Lula e o ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Regional e Combate à Fome. Essa corrente também deve sair vitoriosa na composição nacional, com o candidato Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara.
Edilberto Borges, o Dudu, conseguiu apoio do vereador petista Deolindo Moura e do deputado estadual Franzé Silva, ambos ligados ao ministro Wellington Dias. Novo é apoiado pela maioria das bancadas municipal e estadual do Partido e também conseguiu as adesões de Jetan Pereira e Marcelo Mascarenhas que eram postulantes ao cargo.
Escolha do vice
O novo presidente do PT terá a missão de coordenar o processo de alianças para as eleições de 2026, dentre elas, a escolha do nome que integrará a chapa majoritária do Partido, como candidato a vice do governador Rafael Fonteles. O atual vice, Themístocles Filho (MDB) não deverá se manter na chapa para a tentativa de reeleição já que Fonteles anunciou que seu Partido fará a indicação. Outra decisão importante será a confirmação dos nomes dos dois candidatos ao Senado. Embora o senador Marcelo Castro (MDB) e o deputado federal Júlio Cesar Lima (PSD) sejam inicialmente indicados, a posição dos partidos de ambos em relação ao governo Lula pode provocar uma mudança no apoio regional.