SEÇÕES

Exclusivo PI: Frente Parlamentar impede cobrança pela água que não chega na torneira

Formado por vereadores, movimento que luta por água mostra força e merece a atenção das autoridades

Vereadora Amanda Barbosa durante audiência pública sobre a Transposição, em SRN | reprodução internet

Tudo começou com  apenas 3 vereadores, hoje, já sào 11 Câmaras Municipais integradas ao Movimento. Mais do que analisar a quantidade,  basta um olhar mais apurado para entender que a  Frente Parlamentar pelo Povo do Território Serra da Capivara vai fazer muito barulho e ele vai ecoar pelo Piaui. Nesta quarta-feira,22, os parlamentares  obtiveram uma importante vitória: a Procuradoria Geral do Procon recomendou que a Empresa Águas do Piaui se abstenhas de cobrar o  pagamento de contas de água, referentes aos meses de agosto,setembro e outubro, dos consumidores em todos os municípios da região para garantir justiça aos consumidores que vêm enfrentando dificuldades no abastecimento e cobranças indevidas.“É uma vitória do povo e da Frente que trabalha em defesa dos consumidores, afirma a vereadora Amanda Barbosa. "Não é justo a população pagar por água e não ter, pagar por água potável e receber lama em nossas torneiras", reforça

Cidades como São Raimundo Nonato e Caracol já tinham obtido uma liminares na Justiça para garantir o impedimento da cobrança. A região enfrenta o desabastecimento, provocado pela estiagem prolongada e também pela falta de estrutura da empresa que não consegue garantir água para a população. O nível de insatisfação com os serviços da Empresa responsável pelo abastecimento e saneamento básico no interior do estado é tão grande que até prefeitos aliados do governador Rafael Fonteles estão usando a Justiça para questionar a Águas do Piauí. É o caso de Jove Oliveira, de Piripiri.

Idealizador da Frente, o vereador Victor Paixão comemorou a adesão de 11 Câmaras Municipais ao Movimento. Além dele, os pioneiros da Frente são a vereadora Amanda Barbosa ( São Lourenço) e a presidente da Câmara Municipal de Caracol, Rosângela Victor.. ELes se reuniram para lutar por uma resposta à grave crise hídrica que afeta o território. A luta é por água!

“Começamos pequenos, mas com uma causa gigantesca: garantir água de qualidade e em quantidade para a nossa população. Hoje, com 11 Câmaras unidas, mostramos que a luta é coletiva e que o povo do território Serra da Capivara tem voz e vez”, diz Paixão em sua rede social.

 O Território Serra da Capivara é formado por 18 municípios, e 13 deles fazem parte da Microrregião de São Raimundo Nonato.
"Mas, infelizmente, 6 desses municípios — entre eles Caracol, onde nasce o Rio Piauí, e que abastece tantas comunidades — estão ficando de fora das discussões e dos planos de desenvolvimento que deveriam contemplar toda a nossa região", diz o criador da Frente. O vereador se reuniu com o deputado Franzé Silva (PT), que consegiu incluir o Piauí no projeto de Transposição do Rio São Francisco . Durante a audiência em Teresina, o parlamentar voltou a reforçar o caráter de urgência das ações para garantir o abastecimento.

A expectativa agora é pela adesão de mais municípios ao movimento, que já surge como  força política e social. Antes mesmo de ter o lançamento oficial - que aconteceu durante audiência pública para debater a transposição do Rio São Francisco - a Frente ja chamou a atenção dos políticos do "andar de cima". O senador Marcelo Castro (MDB), que tenta a reeleicão em 2026, destacou o papel do momivmento de parlamentares municipais.



*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também