SEÇÕES

Transposição: População conhece projeto e debate obras no semiárido

Audiência Pública idealizada pelo deputado Franzé Silva vai acontecer nos 24 municípios beneficiados

Franzé Silva na apresentação do Projeto "Águas do Sertão" | divulgação

A Câmara Municipal de Simões, cidade localizada no sul do Piauí, sedia nesta segunda-feira, a primeira de uma série de audiências públicas para debater a construção do Canal do Sertão, projeto que inclui 24 municípios do estado em uma nova etapa na Transposição do Rio São Francisco. O encontro, idealizado pelo deputado estadual Franzé Silva (PT), que conseguiu viabilizar a inclusão do Piauí, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, que é responsável pelo Projeto.

O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEAS) da obra está em andamento, mas o Ministerio já confirmou a inserção das cidades. Tanto que a audiência pública em Simões conta terá a presença do diretor do Departamento de Projetos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Bruno Cravo Alves. Inicialmente, o Piauí não foi contemplado coma. Transposicão. Até que, em junho de 2024, o então presidente da Assembleia Franzé Silva (PT) apresentou estudos que faziam parte do traçado original e que incluiam um novo Eixo, que previa a perenização dos rios Piauí e Canindé, através da construção de um Canal.. Na semana passada, o MInistério confirmou a viabilidade durante uma reunião em Brasília, com a participaçãodo governador Rafael Fonteles

O objetivo das audiências é promover um amplo debate sobre a atual situação das cidades, que enfrentam uma estiagem rigorosa e, com ela, a falta de água até para consumo humano.“Essa região vive uma tragédia. Não adianta, todo ano, vir com carro-pipa, isso não vai solucionar o problema, só prolonga o sofrimento. Temos que pensar na solução definitiva. A transposição vai aumentar o volume de água e possibilitar o incremento da disponibilidade hídrica”, afirma o parlamentar.

De acordo com os estudos preliminares, a transposição beneficiará, também, 2 municípios da Bahia, totailzando 26 cidades.  Indiretamente, toda a região do semiárido, com mais de 80 municípios e mais de um milhão de habitantes, será beneficiada.

Os municípios diretamente beneficiados são:

1. Alegrete do Piauí

2. Belém do Piauí

3. Campo Alegre do Fidalgo

4. Capitão Gervásio Oliveira

5. Caridade do Piauí

6. Coronel José Dias

7. Curral Novo do Piauí

8. Dirceu Arcoverde

9. Dom Inocêncio

10. Francisco Macedo

11. Jacobina do Piauí

12. Lagoa do Barro do Piauí

13. Massapê do Piauí

14. Padre Marcos

15. Patos do Piauí

16. Paulistana

17. Queimada Nova

18. São Francisco de Assis do Piauí

19. São João do Piauí

20. São Julião

21. São Lourenço do Piauí

22. Simões

23. Vila Nova do Piauí

24. Remanso-BA

25. Sento Sé-BA

26. São Raimundo Nonato

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também