SEÇÕES

Exclusivo Novo comando da Justiça Eleitoral será definido em abril; Veja o favorito!

Atual presidente, Sebastião Martins tem como vice, o desembargador Ricardo Gentil

Desembagrador José Wilson Ferreira /2021 | divulgação

Em outubro do próximo ano, os piauienses irão às urnas para votar em 5 nomes - de presidente da República à deputado estadual . E o pleito desafiador terá nova condução no Piauí, com a escolha de dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral, marcado para o mês de abril. Faltando mais de 5 meses para a escolha, a Corte do Tribunal de Justiça, responsável pela escolha, já teria um favorito, o desembargador José Wilson Ferreira. 

Fonte da coluna informa que a candidatura do desembargador, nomeado em 2021 pelo então governador Wellington Dias (PT) tem como padrinho, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques que, por sua vez, presidirá o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições de 2026

Além do desembargador José Wilson Ferreira, estão no páreo para a Presidência do TRE-PI, o atual vice-presidente, Ricardo Gentil, e a desembargadora Lucicleide Belo. A indicação de mulheres é defendida pela presidente do TSE, ministra Carmen Lúcia. Em reunião com os 22 presidentes de Tribunais Eleitorais, a ministra defendeu a equidade de gênero na composição das Cortes. Antes da defesa de Nunes Marques, de quem José Wilson é muito amigo, o nome do atual vice era o mais cogitado para o cargo, o que manteria umacerta tradição do TJ, de prestigiar o vice na eleição seguinte.

.         Sebastião Martins, atual presidente do TRE, e o vice Ricardo Gentil

         Desembargadora Lucicleide Belo 

Preparações para 2026

No encontro, foram abordadas estratégias e ações para melhorar a prestação de serviço aos eleitores, incluindo a intensificação do cadastro biométrico, necessária para reduzir riscos de fraudes, o aumento da acessibilidade nas seções eleitorais para pessoas com deficiência e a redução no tempo de votação, tendo em vista que, em 2026, cada eleitor ou eleitora terá que registrar seis votos na urna eletrônica.  

Além disso, ficou definido que o planejamento integrado das eleições será feito com a reprodução de boas práticas identificadas na Justiça Eleitoral, compiladas em uma publicação sobre Gestão das Eleições, e com as práticas que estão sendo avaliadas no Selo de Qualidade da Justiça Eleitoral, cujo resultado será divulgado em dezembro de 2025

( com informações TSE)

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também