Neste domingo, ele correu 3km na Corrida organizada para comemorar os 95 anos do Ministério da Educação. No início da semana, a corridinha foi para se posicionar ao lado de presidentes da República, no evento pela Democracia, da ONU.Antes disso, já correu na subida da rampa do Palácio do Planalto e publicou vídeo em um ritual de atividades físicas diárias. A julgar pelos vídeos recentes divulgados em suas redes sociais, ele parece disposto a demonstrar vigor suficiente para entrar na disputa pelo 4º mandato em 2026. Em menos de um mês - no dia 27 de outubro - o presidente Luís Inácio Lula da SIlva completará 80 anos de idade.
Mesmo que demonstre estar em forma, Lula enfrentará inevitáveis comparações com o ex-presidente americano Joe Biden, 82, que desistiu de disputar a reeleição por problemas graves de saúde. Mas, ao contrário do brasileiro, BIden protagonizou vários episódios em que eram retratados como "confusão mental" e dificuldade de mobilidade. Depois que deixou o cargo, Biden anunciou o diagnóstico de um câncer agressivo, com metástase.
Estilo Rafael
Desde o início do mandato, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) adotou uma prática que virou marca pessoal: as inaugurações de estradas são precedidas de uma breve corrida para "testar a pavimentação". Os políticos que costumam acompanhar esses eventos tiveram que se adaptar. A mudança incluiu a troca do sapato e dos figurinos para este tipo de evento. Depois de participar de uma das inaugurações no estado, o ministro dos Transportes, Renan Filho também adotou a prática. O marketing do mandato em ação tornou-se obrigatório para grande parte dos gestores que usam as redes sociais para prestar contas à população. Como esse parece ser o caminho adotado pelos responsáveis pela imagem de Lula, pode-se esperar mais vídeos que rejuvenesçam a imagem do presidente