A vice-presidente do SIndicato dos Agentes de Saúde, Socorro Araújo, denunciou que as mães enfrentam dificuldade para vacinar os filhos na rede municipal. "Durante as visitas que faço, vejo que o cartão de vacina não está completo. Converso com as mães e as convenço a ir a uma UBS. Mas ao chegar lá, ela encontram a sala de vacina fechada, ou o profissional já encerrou o expediente, ou o ar não funciona e a geladeira queimou, ou não tem vacina, desabafa a agente. "Na visita seguinte, tento que elas retornem para imunizar os filhos", fiz ela, responsável por 380 visitas mensais a domicílios. O depoimento aconteceu durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Teresina, para debater os baixos índices de cobertura vacinal na capital.
Além dos problemas da rede municipal que desestimulam a imunização de crianças, Socorro também alerta para o fenômeno das fakenews. "Elas eram fabricadas e repassadas com foco na vacina contra a Covid19, mas impactaram todos o esquema de imunização", avalia. Presente à audiência, a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Leopoldina Cipriano não comentou sobre as denúncias, limitando-se a anunciar a criação de um selo que premiará "empresas e instituições que apoiem a causa da vacinação". Coordenadora do Pactos pelo Piauí, a médica Isabel Fonteles destacou a melhoria da cobertura no estado do Piaui, com média de 80% atingida em 2025.
Abaixo da meta
O DataSus revel aque, em Teresina, a imunização de crianças está abaixo da meta do Ministério da Saúde para 16 das 18 vacinas oferecidas para essa faixa etária. Apenas a BCG e a Hepatite B, administradas logo após o nascimento, conseguiram atingir a meta, com cobertura acima de 100%. Em todos os demais casos, a cor amarela do painel indica cobertura maior que 70%,porém menor que as metas. A menor cobertura se dá em relação ao imunizante contra Covid19, com apenas 5% de crianças vacinadas na capital. Os dados foram atualizados até julho de 2025.
A ação é voltada para crianças e adolescentes de até 14 anos que não foram vacinados ou estão com doses incompletas.Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a vacinação será feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Teresina Shopping.O calendário infantil inclui 18 vacinas, com foco em crianças de até 10 anos. Entre elas estão BCG, Hepatite B, Pentavalente, VIP, Rotavírus, Pneumocócica, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice viral, DTP e Hepatite A.
Cartão de Vacinação
O vereador João Pereira (PT), Um dos proponentes da audiência pública, anuncia maior engajamento da Câmara à causa da imunização. Ele ressalta a importância de melhorar os índices de cobertura.