Em resolução divulgada nesta quinta-feira,19, a Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores no Piauí colocou no papel o que algumas lideranças já vinham sinalizando : nas eleições de 2026, os aliados e os filiados do Partido, principalmente os detentores de mandatos, devem fidelidade à sigla. Um dos trechos do documento determina a exigência "dos filiados eleitos (deputados e vereadores) fidelidade ao projeto partidário, com prestação de contas periódica à Executiva".
O documento é assinado pelo presidente estadual João de Deus Sousa e foi divulgado após a realização do encontro de lideranças do PT. Na justificativa, constam respeito à Democracia interna e ao fortalecimento do Partido. A resolução também busca desestimular rupturas."Garantir espaços de debate com as bases sobre a estratégia eleitoral, sem rupturas
públicas que fragilizem a imagem do PT",aponta o texto, cuja divulgação ocorre no momento em que várias lideranças partidárias têm demosntrado publicamente que não pretendem seguir a orientação partdiária em relação às eleiçoes para o Senado, Câmara Federal e Assembleia.
O caso mais recente envolve o deputado e secretário de estado Fábio Xavier (PT). O parlamentar petista reuniu prefietos e demais lideranças políticas para recomendar o voto no senador Ciro Nogueira (PP). Confrontado, ele negou ruptura embora os vídeos do encontro revelem a decisão de apoiar Nogueira, um dos maiores críticos de Lula e RAfael.
RESOLUÇÃO DA EXECUTIVA ESTADUAL DO PT.pdf