Agora é oficial ! Depois de autorizar um Estudo de Viabilidade Técnica e Ambienta , o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) comunicará oficialmente ao governador Rafael Fonteles (PT) e ao deputado Franzé Silva (PT), que coordena politicamente o projeto no estado, que o Piauí será incluído na Transposição de águas do Rio São Francisco. Pelo menos 42 municípios do semiárido piauiense serão beneficiados diretamente. De forma indireta, 89 municípios que integram as Bacias dos rios do Canindé e Piauí , cerca de 1 milhão de pessoas, serão impactadas" Incluir o Piauí é fazer Justiça Social", diz o parlamentar, um dos autores da proposta.
O diretor do Departamento de Projetos do Ministério, Bruno Cravo Alves, iniciará, ainda esta semana, uma série de visitas aos municípios do Piauí e também da Bahia, que serão beneficiados com a Transposição. O objetivo é ouvir as populações, prefeitos e gestores, entidades públicas e privadas. "A notícia chega no momento de um agravamento dos efeitos da seca no Piauí”, afirma o parlamentar que anunciou, em paralelo, a realização de 24 audiências públicas, semelhantes a que foi realizada em Teresina, para debater o tema com as populações dos municípios. A primeira acontecerá em Simões, no próximo dia 13.
O Canal de Integração, que vai possibilitar a inclusão do Piauí, estava previsto no Eixo Oeste da transposição do Rio São Francisco , que aparecia no projeto original da obra, mas acabou sendo descartado. Retomado pelo Governo Federal, o Canal tem o objetivo de perenizar os rios Canindé e Piauí, através de uma Ligação com o reservatório de Sobradinho, criando uma uma solução hídrica para a região. Cidades como São Raimundo Nonato, Campo Alegre de Lourdes, Caracol e Alvorada do Gurgueia, que enfrentam secas intensas, serão beneficiadas.
Uma longa jornada
A proposta de retomar o Eixo Oeste na nova fase da Transposição no Governo Lula foi apresentada em julho de 2024, pelos deputados Franzé Silva, então presidente da Assembleia, e B. Sá (foto). No encontro com jornalistas, eles apresentaram a ideia e anunciaram que tentariam o apoio da bancada piauiense e de outros políticos para que a ideia fosse aceita.
Um ano depois, a proposta foi considerada viável pelo Estudo, e será executada. Estamos lutando, há anos, pela transposição. Em 2024, realizamos um grande debate na Assembleia Legislativa do Piauí sobre o projeto e, em várias ocasiões, estivemos em Brasília, articulando com o ministro da Integração e sua equipe. " Queremos acabar com o carro-pipa”, declarou o parlamentar durante reunião em Brasilia, com representantes do MIDR (foto). “A transposição vai trazer alternativas para combater esse grande problema da falta de acesso à água que atinge, principalmente, os piauienses que moram na região do semiárido”, concclui.