A Prefeitura Municipal de Teresina enviou à Câmara Municipal da capital um pedido de empréstimo no valor de R$ 435 milhões, para tentar contornar o atual desequilíbrio financeiro do município e garantir investimentos em serviços públicos. O texto foi lido em plenário nesta terça-feira (23).
O presidente da Câmara, vereador Enzo Samuel (PDT), relembrou o depoimento da presidente da Fundação Municipal de Saúde, Leopoldina Cipriano, na casa, e ressaltou como a situação fiscal de Teresina compromete a qualidade dos serviços prestados, inclusive na área da saúde, onde, segundo o vereador, a presidente da fundação descreveu o cenário como tendo apenas o mínimo para o funcionamento.
Quando questionado sobre as possíveis críticas da população acerca da aprovação do novo empréstimo, o líder da CMT relembrou situações parecidas vividas durante a gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa, e disparou:
Independente das posições, sempre vai haver crítica. Isso eu já percebi, é fato. Às vezes parece que se quer criar um cenário. Mas o fato é que todo e qualquer projeto que chega a essa casa tem que haver uma análise mais profunda. E por se tratar de empréstimo, é lógico que mais ainda.
Tendência
Quando questionados, tanto o vereador Dudu Borges (PT) quanto o secretário de Educação licenciado, Ismael Silva (PSD), declararam apoio ao projeto. Os posicionamentos já desenham um cenário positivo para uma possível aprovação.
A operação de crédito disponibilizaria cerca de 1 milhão de reais por mês, com um prazo de carência de 1 ano para o inicio do pagamento, de acordo com o vereador Bruno Vilarinho (PRD), líder da prefeitura na casa.