SESSÃO SOLENE A Assembleia Legislativa do Piauí realizou sessão solene em comemoração aos sete anos do Conselho Federal dos Técnicos (CFT) e do Conselho Regional dos Técnicos (CRT).
A solene foi aberta pelo deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) e em seguida transmitida para o autor da homenagem, o deputado Henrique Pires (MDB).
O QUE ACONTECEU:
O propositor ressaltou que a solene é um momento de reconhecimento e valorização profissional dos técnicos industriais, da regulamentação da atividade, fiscalização e promoção do desenvolvimento técnico.
“Eu, Henrique Pires, como engenheiro, advogado e deputado estadual, reconheço a grande importância desses profissionais. Essa categoria precisava de autonomia para assegurar seus direitos e exercer sua atividade com mais liberdade e reconhecimento. Com essa conquista, ganharam os profissionais e, consequentemente, toda a sociedade”, afirmou o parlamentar.
PALAVRA DOS PRESIDENTES
“É uma alegria, estarmos aqui hoje celebrando os sete anos de criação do sistema CFT-CRTs, uma conquista que simboliza a valorização e o reconhecimento dos técnicos industriais em todo o Brasil”, destacou o presidente do CRT/02, João Batista.
O presidente do Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado do Piauí, Wolteres Alencar Miranda, destacou o papel fundamental do movimento sindical, após um período em que o conselho anterior não protegia os direitos da categoria.
“Nós estávamos com o Conselho anterior, que não dava nenhum direito e nem deveres para nós. E aí houve um rompimento. Nós trabalhamos isso a nível nacional junto com todo o movimento sindical brasileiro e sindicatos dos técnicos, junto com a federação, para a criação do nosso Conselho”, relatou.
Ele finalizou pedindo aos estudantes de Institutos Federais para revitalizar a luta, apoiando o conselho e a federação, a fim de dar continuidade ao trabalho.
Wilson Wanderlei Vieira, presidente da Federação Nacional dos Técnicos Industriais (Fentec), ressaltou que o conselho profissional, ao punir maus profissionais, beneficia os bons, abrindo um campo de trabalho para eles. "É importante divulgar esse trabalho do conselho para a sociedade”, afirmou.