SEÇÕES

Severo Eulálio garante ampliação de exames genéticos, em fórum sobre câncer

Presidente da Assembleia Legislativa participou do Fórum sobre Genética e Câncer

Presidente da Assembleia Legislativa, Severo Eulálio |

FÓRUM SOBRE GENÉTICA E CÂNCER O presidente da Assembleia Legislativa, Severo Eulálio, participou do Fórum sobre Genética e Câncer, promovido pela Fundação Maria Carvalho Santos. 

O evento, realizado em Teresina, reuniu especialistas e autoridades para discutir a importância do diagnóstico precoce e do acesso a exames genéticos como estratégia fundamental no enfrentamento da doença.

O QUE ACONTECEU:

Durante o encontro, Severo Eulálio falou sobre a Lei nº 7.407/2020, de sua autoria, que garante exames genéticos para mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama e de ovário em unidades públicas ou conveniadas do Piauí. 

LEI EM VIGOR 

“Essa lei já está em vigor no Piauí e garante às mulheres com predisposição genética a realização do exame, que detecta a presença do gene mutante associado à doença", disse. 

"O objetivo é ampliar a prevenção, possibilitar tratamentos mais eficazes e democratizar o acesso a uma tecnologia capaz de salvar vidas”, ressaltou Severo Eulálio. 

“O que pretendemos é assegurar que todas as mulheres piauienses em situação de risco tenham acesso a esse recurso, independentemente da condição financeira”, acrescentou. 

O Piauí é o primeiro estado brasileiro a aprovar lei para a realização desses testes genéticos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre o evento

O fórum teve como foco central o debate sobre a inclusão dos exames genéticos no SUS, ponto considerado essencial pelos especialistas para garantir maior equidade no cuidado às pacientes. 

Também participaram do debate especialistas como os médicos Luiz Ayrton Santos, presidente da Fundação Maria Carvalho Santos, José Cláudio Casali, Anderson Dantas, Lara Medeiros e Tânia Vulcani.

Severo Eulálio em fórum sobre Genética e Câncer
Fórum reuniu especialistas 

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também