ENSINANDO A ENSINAR O deputado estadual Franzé Silva (PT) anunciou, nesta segunda-feira (5), em suas redes sociais, que vai desenvolver projeto para capacitação de escolas e famílias para cuidar de crianças com neurodivergência no Piauí.
O QUE ACONTECEU:
De acordo com Franzé, a ideia é ampliar o projeto Mãe TEAcolho - que cuida da saúde mental das mães atípicas -, incluindo, agora, orientação e capacitação a famílias, professores e cuidadores nas escolas para cuidar das crianças atípicas.
“O projeto surge da escuta das famílias atípicas, que enfrentam inúmeros desafios e nos relatam sobre a falta de acesso a informações de como lidar, no dia a dia, com as crianças, fazendo o manejo comportamental e comunicacional”, pontua.
VALE DO SAMBITO
Inicialmente realizada na cidade de José de Freitas, a nova fase do projeto deve se desenvolver a partir da região do Vale do Sambito, onde se localizam municípios como Valença do Piauí. Franzé Silva explica os principais objetivos.
“Vamos, por exemplo, orientar sobre os manejos da criança, estimular a criação de espaços inclusivos e de modulação sensorial mas escolas, para que a criança tenha um local para se acalmar em momentos de crise”, acrescenta.
Programa de Capacitação em ABA
Nesse sentido, o deputado Franzé Silva também propôs o Projeto de Lei Nº 324/2024, que tem como objetivo criar no Piauí o Programa Estadual de Capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para Famílias Atípicas, justamente para proporcionar um atendimento complementar ao tratamento clínico e acompanhamento terapêutico das crianças atípicas.
O Sistema ABA é uma abordagem científica recomendada para favorecer o desenvolvimento de habilidades adaptativas, cognitivas, sociais e comunicacionais, especialmente quando integrada a um plano terapêutico interdisciplinar. Sua eficácia depende da atuação de profissionais qualificados e do envolvimento ativo das famílias no processo de aprendizagem.
Franzé também é autor da Lei Nº 8.133/2023 que autoriza o uso do Sistema ABA nas escolas públicas do Piauí.