PARLAMENTO DO FUTURO A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) lança, às 8h de quinta-feira (16), a segunda edição do Parlamento do Futuro.
O projeto elege alunos de escolas estaduais de ensino médio para vivenciarem uma semana como deputados estaduais.
ENTENDA A INICIATIVA
O Parlamento do Futuro foi criado em 2023 por iniciativa do deputado Francisco Limma (PT) com o objetivo de promover a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio de escolas públicas piauienses, por meio de atividades vivenciais que os levem a compreender melhor a organização dos poderes do Estado, especialmente do Poder Legislativo.
PARCERIA COM BANDEIRA
O presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB), esteve reunido no mês de setembro com o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, para firmar acordo para a execução do projeto.
“É um legado muito grande, positivo, de formação cidadã, política, dos nossos jovens, dos nossos estudantes nas escolas de tempo integral da Seduc”, disse Bandeira.
RECONHECIMENTO
A primeira edição do Parlamento do Futuro ocorreu nos meses finais de 2023 e iniciais de 2024, com 30 estudantes de 12 territórios regionais do Piauí sendo eleitos para atuarem como deputados durante uma semana.
No congresso de 2024 da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizado no Rio de Janeiro, o projeto foi finalista da 5ª Edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã.