Na tarde desta segunda-feira (17), o deputado federal Florentino Neto apresentou à Câmara dos Deputados um importante Projeto de Lei que propõe a inscrição de Niède Guidon no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, honraria máxima dedicada a brasileiros e brasileiras que marcaram a história do país com feitos grandiosos e duradouros.
A proposta busca reconhecer o legado incomparável da arqueóloga, que morreu no último dia 4 de junho, que dedicou sua vida à pesquisa científica e à preservação da memória arqueológica brasileira, especialmente no estado do Piauí, onde deixou suas contribuições mais impactantes. “A inscrição de Niède Guidon no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é mais do que merecida. É um gesto de gratidão nacional por tudo que ela fez pelo Brasil e, em especial, pelo nosso Piauí.”, destacou Florentino.
O projeto de lei apresentado pelo parlamentar é um chamado à valorização da ciência, da cultura e da memória nacional. Se aprovado, o nome de Niède passará a figurar entre os grandes brasileiros eternizados no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.
“Niède é uma heroína que nos ensinou que o passado também precisa de defesa. Seu legado vive, e é justo que viva também entre os maiores nomes da nossa pátria”, completou o parlamentar.