SEÇÕES

Deputado comanda audiência para ampliar teste do pezinho e detectar doenças raras

Audiência pública será realizada após proposição do deputado estadual Tiago Vasconcelos

|

AUDIÊNCIA PÚBLICA Na segunda-feira (15), a Assembleia Legislativa vai realizar audiência pública para ampliação do Teste do Pezinho e fortalecimento da triagem Neonatal no estado. 

A iniciativa é do deputado estadual Tiago Vasconcelos, que destaca a importância da discussão para a saúde pública e para a qualidade de vida das crianças piauienses. O encontro está marcado para às 9h, no plenário da Alepi.

DOENÇAS RARAS

Segundo Tiago Vasconcelos, a audiência será um espaço fundamental para unir esforços em torno da detecção precoce de doenças raras.

"Estaremos lá com profissionais de várias áreas, geneticistas e pessoas que têm lutado para que possamos diagnosticar o mais rápido possível doenças raras no Piauí. Isso permitirá oferecer o melhor tratamento e, em muitos casos, alcançar a cura ainda na primeira infância. Essa luta é pela vida e pelo direito das crianças piauienses a um futuro saudável”, afirma o parlamentar.

CONVIDADOS 

Entre os convidados está o médico neurologista Tibério Borges, do Hospital Universitário, um dos responsáveis pelo projeto Raros Piauí. Ele reforça a relevância da discussão:

“Muitas vezes o diagnóstico dessas doenças demora muito. O teste ampliado e o acesso a exames genéticos são fundamentais para identificar precocemente essas condições, que em sua maioria têm origem genética. Mesmo quando não há medicamento disponível, é possível oferecer suporte multiprofissional,com fisioterapia, nutrição, psicologia e fonoaudiologia, garantindo mais qualidade de vida aos pacientes”, explica.

TRATAMENTO PRECOCE

A coordenadora do Serviço de Triagem Neonatal do Piauí, Alessandra Fontes, também ressalta os impactos positivos da ampliação do teste:

“Com apenas algumas gotas de sangue é possível identificar doenças genéticas, metabólicas, infecciosas e raras antes mesmo dos sintomas aparecerem. O diagnóstico precoce possibilita iniciar o tratamento cedo, evitando sequelas, melhorando a qualidade de vida e até salvando vidas. Investir na triagem neonatal é investir em saúde, porque cada vida conta desde o primeiro dia, defende.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também