MENTE EM FOCO O projeto Mente em Foco entregou os laudos médicos definitivos para 39 crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade de Pedro II.
O QUE ACONTECEU:
As crianças, de 3 a 10 anos de idade, foram atendidas pelo projeto em outubro deste ano. As consultas são realizadas gratuitamente e os laudos são emitidos sem custo.
O Mente em Foco teve início em junho deste ano e, além de Pedro II, já atendeu a Parnaíba, Oeiras, Lagoa do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, Floriano, Buriti dos Lopes e Valença do Piauí.
O projeto já emitiu cerca 400 laudos definitivos. Mais de 2.000 crianças já foram atendidas. Idealizador do projeto, o deputado Franzé Silva (PT) destaca a necessidade do diagnóstico.
“Quanto antes a criança é diagnosticada, mais tempo se ganha no tratamento, para que ela tenha uma vida independente e com o máximo de qualidade possível”, observa.
Na visão de Franzé, embora o Censo de 2022 do IBGE aponte que o Piauí tem cerca de 37,8 mil pessoas com autismo, cerca de 1,2% da população, há um subnotificação de casos de TEA.
“Esse número está muito subnotificado. Em apenas seis meses, o projeto identificou mais de 400 autistas, em apenas oito municípios, e atendendo a um número limitado de crianças”, assinala.
Características do Mente em Foco
O projeto Mente em Foco funciona através de um ônibus em formato de consultório adaptado, com sala sensorial que conta com mesa para análise de escrita, painel sensorial, baú de brinquedo, piscina de bolinhas e área estofada para interação com profissionais e a família.
Todos os elementos do ônibus foram projetados com iluminação neutra para melhorar a sensibilidade visual. A equipe especializada de atendimento é formada por neuropediatra, médica clínica, neuropsicóloga, psicopedagoga, enfermeira e psicóloga clínica.