A influência do Piauí no Congresso Nacional ganha mais um reconhecimento de peso. O deputado federal Átila Lira (PP-PI) foi eleito um dos 20 deputados mais influentes de 2025 pelo Prêmio Valoriza Parlamento, uma iniciativa da Casa Parlamento (braço da Esfera Brasil em Brasília) em parceria com a Abrasca (Associação Brasileira das Companhias Abertas).
O parlamentar piauiense figura em uma seleta lista que inclui nomes de peso na política nacional, como o seu xará, Arthur Lira (PP-AL), e Danilo Forte (União Brasil-CE). A premiação, que está em sua primeira edição, seleciona 30 congressistas (20 deputados federais e 10 senadores) a partir de uma rigorosa análise.
O ranking não se baseia apenas em popularidade, mas sim em critérios objetivos que medem a real capacidade de atuação do parlamentar. A avaliação considerou quatro aspectos fundamentais:
- Influência em debates internos gerais: A capacidade de moldar as discussões dentro do Congresso.
- Foco em projetos com impacto no ambiente econômico e regulatório: A relevância das propostas para o mercado e a sociedade.
- Conhecimento técnico: A profundidade e a especialização do congressista em temas cruciais.
- Espaços ocupados: A presença estratégica em comissões, relatorias, liderança partidária e presidência de frentes parlamentares.
O Prêmio também prestará uma homenagem ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que, embora não entre na lista técnica por ser o chefe da Casa, é reconhecido como uma das figuras mais influentes do Legislativo.