SEÇÕES

Apoliana Oliveira

Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com

Lista de Colunas

Workshop na Câmara de Teresina vai debater os impactos da Reforma Tributária na gestão municipal

O encontro vai abordar os riscos, oportunidades e estratégias que os municípios devem adotar para garantir segurança financeira e eficiência na arrecadação em um novo cenário fiscal

Advogado e mestre em Direito Tributário Joaquim Caldas Neto é um dos palestrantes no evento | Divulgação

No próximo dia 31 de outubro, a Câmara Municipal de Teresina sediará o I Workshop: Impactos da Reforma Tributária na Gestão Municipal, um evento gratuito voltado para prefeitos, vereadores, secretários, controladores, advogados, contadores e fiscais de tributos. 

A programação começa às 8h, no auditório da Casa, e tem como objetivo preparar gestores públicos para as mudanças trazidas pela Reforma Tributária, que entra em vigor a partir de 2026.

O encontro vai abordar os riscos, oportunidades e estratégias que os municípios devem adotar para garantir segurança financeira e eficiência na arrecadação em um novo cenário fiscal. A proposta é promover uma troca de conhecimento técnico e prático entre especialistas da área tributária e os gestores responsáveis pela administração financeira das cidades.

Entre os palestrantes confirmados estão o advogado e mestre em Direito Tributário Joaquim Caldas Neto, a contadora Vanessa Mendonça (UFPI), o analista de sistemas Kélveny Hálisson Fontenele de Andrade e o auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) Matheus Côrtes. Os convidados irão discutir aspectos técnicos da reforma, como o novo modelo de arrecadação, a redistribuição de receitas e os impactos administrativos para os municípios.

Advogado e mestre em Direito Tributário Joaquim Caldas Neto é um dos palestrantes no evento. Foto: Divulgação

De acordo com os organizadores, a capacitação é essencial para que as prefeituras estejam prontas para as mudanças estruturais trazidas pela Reforma, especialmente no que diz respeito à transição entre os atuais tributos e o novo sistema de Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). 

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também