Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 46 de 97Progressistas “escancara” as portas do partido para Ismael Silva
As recentes e recorrentes agendas de Ismael Silva (PSD) com Ciro Nogueira (Progressistas) têm levantado rumores sobre uma possível filiação do vereador de Teresina (PI) ao Progressistas, para disputar a reeleição em 2024.
Na última, Ismael esteve na casa do senador, na zona leste da capital piauiense, solicitando melhorias e parcerias para obras de pavimentação asfáltica no bairro Santa Maria da Codipi, berço do vereador.
"O Progressistas está escancarado, de portas abertas para o vereador Ismael”, afirmou o dirigente partidário, lembrando ainda do apoio de Ismael na campanha de Sílvio Mendes (União Brasil) ao governo do Estado, em 2022.
“Saí de uma eleição proporcional para nunca mais”
O ex-senador Elmano Férrer descartou a possibilidade de concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Teresina, em 2024. À coluna, o político foi ainda mais longe, ao dizer que não pretende mais disputar eleições proporcionais.
“Saí de uma eleição proporcional para nunca mais. Foi uma experiência não muito agradável. É claro que é cedo, o grupo não definiu nem a candidatura a prefeito. Mas não cogito candidatura nenhuma no ano que vem”, afirma o “Veín Trabalhador”, que em 2022 concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados, alcançando 54.457 votos, não suficientes para lhe garantir uma cadeira no Congresso Nacional.
A afirmativa de Elmano é um balde de água fria nas pretensões do Progressistas, que esperava contar com o ex-prefeito de Teresina na composição proporcional, como puxador de voto.
Mais cedo, o presidente do Progressistas no Piauí, o ex-prefeito de Floriano (PI), Joel Rodrigues, disse que segue em conversa com Elmano. “Ele falou que iria fazer uma meditação, uma reflexão sobre essa possibilidade”, contou. Mas parece que o “Veín” já tem a reposta na ponta da língua.
Elmano afasta ainda a possibilidade de concorrer como vice de Dr. Pessoa (Republicanos). Seu nome é cotado pelo Palácio da Cidade em razão da recente aproximação do político com a gestão. Mas o ex-senador garante que não há razões para deixar o Progressistas.
Silvio Mendes ainda não demonstrou desejo de ser candidato, diz tucano
Com a ausência de Silvio Mendes (União Brasil) na reunião das oposições, no último sábado (12), o senador Ciro Nogueira (Progressistas) foi instigado a dar um ultimado ao ex-prefeito de Teresina, sobre a disposição ou não de concorrer às eleições em 2024.
Aliados políticos, como o vereador Édson Melo (PSDB), é um dos que diz que Silvio não foi conclusivo, ainda, sobre sua participação no processo eleitoral.
“Dr. Silvio Mendes ainda não disse claramente do seu desejo de ser candidato. Eu acredito que um dos requisitos para se ganhar uma eleição é ter vontade de ganhar”, afirma o tucano em entrevista à coluna.
Por outro lado, Édson avalia, que a deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) é quem tem demonstrado tal disposição. “Ela tem mostrado que tá com disposição, tem andado”, diz.
DEADLINE
O prazo para a definição do grupo, que reúne Progressistas, União Brasil, PSDB e PL é outubro. A escolha será com base em pesquisas de intenção de voto. Antes disso, Ciro deve ter uma última conversa com Silvio - afinal, não vai testá-lo nas pesquisas se não quiser concorrer.
Enzo Samuel declina de pré-candidatura e formaliza apoio a Fábio Novo
O presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel (PDT), e o diretório estadual do PDT formalizaram apoio à pré-candidatura de Fábio Novo (PT), a prefeito de Teresina. Com o gesto, Enzo retira a sua pré-candidatura pelo PDT.
O ato aconteceu na manhã desta sexta-feira (11/08), com a presença do deputado federal Merlong Solano (PT) e do deputado estadual Dr. Vinícius (PT), que também retiraram suas pré-candidaturas para apoiar Novo, que agora disputa com Franzé Silva (PT) a indicação dentro do diretório municipal. A definição entre os dois será feita através de uma última rodada de pesquisas de intenção de voto.
"Por isso aqui a gente declara o apoio do PDT à sua pré-candidatura, que você não deixe de lado as bandeiras que o partido tanto estima, tanto preza, como educação em tempo integral, como as políticas públicas voltadas para aqueles que mais precisam, um trabalho social incansável, colocando aqueles que mais precisam sempre em primeiro lugar", afirmou o presidente do partido, o vereador Evandro Hidd.
Ao discursar, Fábio Novo agradeceu e destacou a importância de defender um projeto alinhado com o governo de Rafael Fonteles (PT) e de Lula (PT). "Aqui, nesta mesa, tem quatro pré-candidatos a prefeito, Dr. Vinícius, Enzo, Fábio Novo e o Merlong. Então, a cada dia que a gente tem conversado, a gente cada vez mais está convencido que a gente precisa oferecer uma alternativa para a cidade. E nós temos uma chance ímpar de juntar, todos esses sonhos nossos, e conduzi-los para que lá na periferia, melhorar a vida das pessoas", ressalta.
"O sonho [de ser prefeito] ele continua, porque a gente ama a nossa cidade, mas neste momento esse sonho se incorpora, entendendo que o melhor nome para Teresina é o do deputado Fábio Novo, que vai assumir esse compromisso", afirmou Enzo, cujo apoio foi costurado, em parte, pelo próprio governador Rafael Fonteles.
“Lula não vai se envolver em eleição municipal neste ano”
Se os petistas Fábio Novo e Franzé Silva esperavam ter a benção de Lula na pré-campanha a prefeito de Teresina, durante a visita do presidente ao Piauí no fim do mês, o governador Rafael Fonteles deu um banho de “água fria” em tais pretensões.
“O presidente Lula não vai se envolver em eleição municipal neste ano, não. Eu acho que o presidente Lula vem aqui ao Piauí anunciar obras e ações do governo federal”, avisa Rafael.
Contudo, até a chegada de Lula para anunciar investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o estado, a expectativa é de que os deputados estaduais Fábio e Franzé já tenham chegado a um entendimento sobre quem irá concorrer no próximo ano.
E claro, mesmo que não diga com todas as letras, uma simples foto com o presidente da República será trunfo importante para o nome petista, já que Lula conta com a aprovação de mais de 80% dos teresinenses.
Ouvido pela coluna, Fábio Novo afirma que o alinhamento do projeto para Teresina com o governo federal e o governo estadual vai permitir “entregar muito mais para a cidade”. Franzé reforça o coro, ao dizer que as “bençãos de Lula e Rafael” são importantes para trazer “muitos benefícios para nossa capital”.
Apoio de Enzo Samuel a Fábio Novo vem aí? “Tudo pode acontecer”
O presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Enzo Samuel (PDT), se reúne até sexta-feira (11) com o governador Rafael Fonteles (PT), para tratar sobre a união da base aliada para as eleições de 2024, em Teresina.
Enzo é pré-candidato a prefeito, mas o Palácio já se movimenta há algum tempo em busca do apoio do vereador ao deputado estadual Fábio Novo, que disputa com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, o posto de candidato do PT na sucessão municipal.
“Estamos conversando para tomar a melhor decisão possível, no momento correto, mas sempre lembrando que essa decisão será pensando na cidade de Teresina”, afirma o vereador.
Ele diz não ter pressa para tomar uma decisão, pois “política não combina com ansiedade”. “Tudo pode acontecer, vamos conversar, com calma”, completa.
Interlocutores de Enzo dizem que o vereador está dividido sobre o apoio a Fábio. Por um lado, dizer não – mais uma vez – ao governador, seria se indispor demais. Por outro, o caminho é o mais natural de todos, já que o parlamentar não vê possibilidade de subir no palanque de Dr. Pessoa (Republicanos), muito menos no do grupo liderado por Ciro Nogueira (PP), Sílvio Mendes (UB) e cia.
Pedido de vista adia decisão sobre veto a reajuste de servidores da FMS
Cinco vereadores pediram vista ao veto parcial do Palácio da Cidade ao Projeto de Lei Complementar 181/2023, a respeito da emenda que trata sobre o reajuste salarial dos técnicos em radiologia, educadores físicos e psicólogos da Fundação Municipal de Saúde.
O “remédio” foi uma alternativa do Plenário, para evitar o confronto de direto com o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). Sem a sinalização do líder, vereador Antônio José Lira (Republicanos), de que o veto seria retirado de pauta, o vereador Deolindo Moura (PT) puxou o pedido de vista, que foi acompanhado pelos colegas Pollyana Rocha (PV), Evandro Hidd (PDT), Fernanda Gomes (Solidariedade) e Luiz Lobão (MDB).
Com prazo de três sessões para que o texto volta à pauta, os vereadores entendem ser tempo suficiente para que o Palácio envie um novo projeto para discutir o reajuste salarial da categoria, com efeito a partir de fevereiro do próximo ano. A previsão da Secretaria Municipal de Governo é de que o texto chegue à Casa em 15 dias.
A vista ao texto foi apoiada pelos profissionais de saúde, que estavam presentes no Plenário da Câmara.
O acordo incluía a retirada do veto da pauta até que o novo texto do Executivo fosse enviado. Porém, a base foi surpreendida com a manutenção do veto na pauta. Restou então a opção de apresentar vista ao texto, como forma de garantir que o Palácio cumpra o compromisso firmado com a base.
Na Câmara de Teresina, vereadora faz discurso ao som de Michael Jackson
Pode pedir música durante a sessão legislativa? A vereadora Teresinha Medeiros (União Brasil) provou que sim, nesta terça-feira (08), durante seu discurso no Plenário da Câmara Municipal de Teresina. Ao som de “Heal The World” (Cure o Mundo), de Michael Jackson, ela fez sua mensagem pedindo pacificação e mais empatia no mundo (vídeo abaixo).
Ela falava, especificamente, do caso ocorrido no dia 15 de julho, quando dois profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram alvejados a tiros após atenderem a uma ocorrência no bairro Vamos Ver o Sol, na zona Sul de Teresina.
“É o nosso sentimento, é o meu sentimento neste momento. Observe a letra desta música, que eu entendo como, o sentimento do povo, o sentimento de todos nós, da humanidade. E em especial dos trabalhadores. É o que nós queremos, para todos, para toda a humanidade, mais amor, mais sensibilidade, mais empatia”, afirmou Teresinha.
E a parlamentar seguiu com seu discurso ao som da música, que na letra, diz em sua tradução, versos como: “Cure o mundo/ Faça dele um lugar melhor/ Para você e para mim/ E toda a raça humana/ Há pessoas morrendo/ Se você se importa o suficiente com os que vivem/ Faça dele um lugar melhor”.
A cena se deu justo no dia de discussão intensa no Plenário, com a presença de profissionais da saúde do município, sobre o veto parcial do Palácio da Cidade ao projeto de reajuste dos servidores, quanto à emenda que reajusta os vencimentos de técnicos em radiologia, educadores físicos e psicólogos.
“Quanto mais o fuxico roda, mais ele manda eu trabalhar”
Em Teresina (PI) para o relançamento do programa Regularizar, do Tribunal de Justiça do Piauí, o ministro do desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT), voltou a falar sobre sua situação na pasta, que é cobiçada pelo Centrão.
“Quanto mais o fuxico roda, mais ele [Lula] manda eu trabalhar”, disse Dias aos jornalistas, garantindo que a única determinação que tem recebido do presidente é a de seguir com o trabalho no ministério.
Ontem, nas redes sociais, Wellington chegou a negar a informação de que teria admitido deixar a pasta.
“Não só no meu ministério, mas em todas as áreas, quem nos lidera é o presidente Lula. Ele que trata e coordena diretamente a montagem do governo”, insiste.
Aos jornalistas, disse ainda que considera importante a ampliação da base do governo Lula no Congresso. Mas enquanto não se define quais espaços serão ocupados pelo Progressistas e o Republicanos, a ordem segue sendo “trabalhar muito”.
MDB e PT batem o martelo em Oeiras: Dr. Hailton encabeça disputa em 2024
A chapa de oposição em Oeiras (PI), município a 287 km de Teresina (PI), já está definida. O médico Hailton Filho (MDB) vai encabeçar a composição majoritária, ao lado de Ícaro Carvalho (PT), filho do falecido deputado federal Assis Carvalho, como pré-candidato a vice.
Os dois se reuniram neste fim de semana e acertaram a composição, que dará os próximos passos ainda neste mês de agosto, com a organização das chapas proporcionais.
À coluna, Hailton Filho afirmou que na cidade, MDB e PT estão unidos no propósito de “lutar pela retomada do protagonismo da política e da administração pública de Oeiras”.