Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 41 de 97Igreja Universal retira apoio a Levino e pastor vai deixar o Republicanos
O vereador Levino de Jesus confirmou nesta quarta-feira (11) que deve deixar o Republicanos. A decisão é uma reação à escolha da Igreja Universal em ter como pré-candidata oficial a vereadora de Teresina, em 2024, a pastora Ana Fidelis.
"A igreja decidiu e eu vou respeitar a decisão tomada. Continuo pré-candidato, não sei se pelo Republicanos. Eu vou procurar um partido que eu tenha chance real de ter uma eleição em pé de igualdade. Claro que eu não vou querer aqui ser o bonitinho de alguém montar um partido pra mim, pra me eleger", afirma Levino.
Contudo, mesmo fora do Republicanos, o vereador diz que seguirá apoiando o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.
"Eu não vou para nenhum partido que não seja da base do prefeito. Comecei com Dr. Pessoa e quero continuar. Ele teve dificuldades nos seus dois primeiros anos de mandato, pagando dívidas, foi muito ético, não disse isso até respeitando memórias, mas hoje a prefeitura está enxuta, saneada e o prefeito tem pouco tempo, mas tem, de fazer muita coisa pela nossa cidade", diz.
Saiu o edital do concurso da Alepi; provas acontecem em janeiro de 2024
Atualizada às 15h27
A Assembleia Legislativa do Piauí publicou nesta terça-feira (10), o edital do concurso para o preenchimento de 201 vagas, de nível médio e superior. As provas acontecem no dia 14 de janeiro de 2024. O documento está disponível no site da Idecan, banca organizadora do certame.
CONFIRA O EDITAL DO CONCURSO DA ALEPI.pdf
O valor da inscrição será de R$ 100 para os cargos de nível médio e de R$ 130 para nível superior. Contudo, segundo o presidente da Assembleia, deputado estadual Franzé Silva (PT), até a convocação dos aprovados, é prevista a implementação de um reajuste para os servidores. Logo, os aprovados já devem ter, de início, o acréscimo nos seus contracheques.
“Queremos aqui dizer que o concurso é um momento histórico. Eu sempre digo, só tem valor para o servidor quando ele entra pela porta da frente. E a porta da frente é o concurso público. Nossa missão aqui é cada vez mais aumentar o número de servidores efetivos e reduzir o número de comissionados. Eu quero sair deixando estruturado um quadro de servidores efetivos para que se possa dar continuidade à qualidade do serviço que a sociedade tanto nos cobra”, afirma Franzé.
Além deste concurso, a Casa se prepara para o lançamento de um novo certame para a Polícia Legislativa. “São poucas as Assembleias Legislativas que instituíram a polícia legislativa. Nós estamos pegando o modelo do Congresso Nacional para que a gente possa fazer esse trabalho de forma bem organizada. Eu já tive contato de alguns presidentes que também se mostraram interessados em levar essa experiência para os seus estados”, diz o presidente.
A previsão é de que o concurso da Polícia Legislativa seja lançado já no ano de 2024.
VEJA A LISTA DE CARGOS DO CONCURSO DA ALEPI
- Cargos - Nível Técnico
- Administrativo
- Design e Produção
- Audiovisual
- Edificações
- Eletricista
- Fotojornalismo
- Operação de Som e Imagem
- Segurança do Trabalho
- Cargos - Nível Superior
- Administração Pública
- Analista de suporte em rede - Infraestrutura
- Arquitetura
- Arquivista
- Biblioteconomia
- Ciência Política
- Contabilidade
- Controle Interno
- Desenvolvimento
- Designer
- Direito
- Engenharia Civil
- Engenharia Elétrica
- Estatística
- História
- Tradutor e Intérprete de Libras
- Jornalista
- Direito Previdenciário
- Mídias Sociais
- Pedagogia
- Planejamento e Orçamento
- Relações Públicas
- Revisor de Texto
- Técnica Legislativa
Bárbara reage à fala de Lira no #PodJOGO: “Não tem propriedade para falar”
A deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) rebateu declaração do líder do prefeito de Teresina na Câmara, o vereador Antônio José Lira (Republicanos), afirmando que ela não conhece Teresina e é muito “verde” para disputar a prefeitura em 2024.
A fala do parlamentar foi durante o episódio 6 o PodJOGO, o podcast do Jogo do Poder, que foi ao ar nesta quinta-feira (05). Ele se refere às visitas que a deputada tem feito por Teresina, ao lado de Luciano Nunes (PSDB), em obras iniciadas ou licitadas no mandato do ex-prefeito Firmino Filho, que não foram tocadas ou concluídas pela atual gestão, mesmo com recursos deixados em caixa.
“Nunca conversei com ele pessoalmente, mas ele não me conhece como pessoa, nem como deputada, nem como pré-candidata à prefeita. Então ele não tem propriedade alguma para falar sobre isso. Então, acredito que a gente está fazendo o nosso trabalho de maneira correta. Estamos tomando propriedade da maneira correta, sim, dos problemas de Teresina. E é isso que ele deveria estar fazendo, lutando pelos nossos teresinenses. E não deixando esse caos que a nossa administração pública está vivendo hoje na prefeitura”, afirmou Bárbara.
No PodJOGO, Lira foi questionado pelo apresentador Amadeu Campos sobre o perfil dos pré-candidatos de oposição em Teresina. Foi quando disse que acha a deputada “verde” e disse que ela não pode “ir para uma candidatura, com todo respeito, na imagem da saudade”. “Qual é a consistência que ela vai ter? Ela mesmo fez parte de uma ida, em alguns setores para conhecer Teresina. Só se alguém levou ela”, completou o vereador.
João Mádison sai em defesa do “Rafaboy 01”: “Ele é irretirável”
O deputado estadual João Mádison, líder do MDB na Assembleia Legislativa do Piauí (PI), saiu em defesa do secretário de Governo, Marcelo Nolleto, apontando-o como "irretirável" na equipe de Rafael Fonteles (PT). O gesto se dá diante das queixas que deputados têm feito, nos bastidores, sobre a demora no andamento das demandas e, principalmente, da liberação de emendas.
No início da semana, o próprio presidente da Assembleia, Franzé Silva, admitiu insatisfação de “alguns deputados” em razão da “dificuldade de interlocução com alguns setores do governo”. Disse ainda que Rafael escolheu uma equipe “muito técnica” e que é preciso encontrar um “meio termo”. Tais insatisfações foram temas de uma reunião, na semana passada, entre o próprio Franzé, João Mádison, Hélio Isaías - líder do PT na Alepi - e o governador Rafael, no Palácio de Karnak.
“É irretirável. Não tem nada aqui que possa criar uma desavença com o Marcelo”, afirma João Mádison. Nolleto chega a perguntar: “Estão querendo me retirar, João?”. O emedebista confirma que sim, mas garante: “Mas não vamos deixar”.
Aos jornalistas, Nolleto diz que a gestão tem “humildade” para fazer uma autoavaliação, e ver o que pode ser melhorado. “E a avaliação que a gente faz aqui, nesses dez primeiros meses, foi muito boa a relação. Até porque isso se comprova com as tramitações céleres, rápidas, dos projetos de lei. Mas sempre há o que melhorar. E aí, quem está no poder, quem toma decisões com o dinheiro público precisa ser aprimorado, criticado para que melhore sempre”, diz.
Com Pollyana Rocha, Fábio Novo soma apoio de 8 vereadores de Teresina
Durante visita à Câmara Municipal de Teresina, na manhã desta quarta-feira (04), o deputado estadual Fábio Novo (PT) recebeu a manifestação de apoio da vereadora Pollyana Rocha (PV), a sua pré-candidatura a prefeito da capital. O gesto se dá no dia seguinte à exoneração de Maura Assunção, indicada de Pollyana, da chefia da Secretaria Municipal de Economia Solidária. Maura também participou do ato, em endosso ao nome do petista.
"Fico muito feliz de estar hoje aqui ao lado da nossa querida vereadora Pollyana. É uma pessoa com quem eu me identifico bastante. Ela tem pautas e bandeiras muito parecidas com as do deputado Fábio Novo na área ambiental e em outras áreas também. De forma que eu estou muito feliz de estar aqui hoje dialogando com eles, mostrando da perspectiva que nós temos de construir um bom plano de governo para Teresina", afirma o deputado.
Com Pollyana, Fábio soma agora o apoio de oito dos 29 vereadores de Teresina. A lista inclui ainda os petistas Dudu Borges, Deolindo Moura e Elzuila Calisto, o presidente do PDT, Evandro Hidd, o tucano Venâncio Cardoso, o emedebista Luiz Lobão, e também o presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT).
E TERESA BRITTO?
Questionada sobre a relação com a presidente do PV, Teresa Britto - que também tem pré-candidatura posta em Teresina - Pollyana recorreu à posição do governador Rafael Fonteles (PT), que aponta Fábio Novo como o candidato da base na capital. "Isso para nós é indiscutível", diz.
Definição em Parnaíba, Saad Sudeste II ganha sede e MDB mais que dividido
O governador Rafael Fonteles (PT) bateu o martelo em Parnaíba (PI). O deputado estadual Dr. Hélio (MDB) é o nome da base governista para concorrer à prefeitura daquele município, em 2024. Uma reunião no Palácio de Karnak arrematou a escolha, com base em pesquisas de intenção de voto.
Ainda nesta terça-feira (03), o deputado federal Florentino Veras (PT) deve conceder uma entrevista coletiva e a tendência é que ele retire sua pré-candidatura.
CASA NOVA
O superintendente da SAAD Sudeste II, Andrei Costa, e o superintendente executivo da pasta, Adi Júnior, se reuniram com os respectivos irmãos, os vereadores Markim Costa e Alan Brandão, no local onde funcionará a sede da superintendência, criada em reforma administrativa aprovada ainda no mês de maio. Foi o primeiro encontro de ambientação no novo prédio, que será aberto ao público em breve.
MAIS QUE DIVIDIDOS
Sem muito avanço, a executiva estadual do MDB reuniu parte da bancada na Assembleia Legislativa do Piauí, para tratar sobre as eleições de 2024. Na pauta, a articulação no interior e também na capital. Sobre Teresina, a única deliberação é que Dr. Paulo Márcio segue pré-candidato pelo partido. Se vai ter apoio da bancada, são outros 500. O próprio senador Marcelo Castro, que preside o MDB, deixou claro à coluna que não vai fazer cavalo de batalha com quem escolher subir em outro palanque, como o do PT.
Rafael recebe Teresa Britto no Palácio de Karnak. Vem aí um “fato Novo”?
O governador Rafael Fonteles (PT) recebeu no Palácio de Karnak, nesta segunda-feira (02), a ex-deputada estadual e presidente do PV no Piauí, Teresa Britto. A agenda, segundo ela, foi administrativa. Mas não é segredo que o governador tem feito esforços para unir a base aliada em torno da pré-candidatura de Fábio Novo (PT) a prefeito de Teresina. E a conversa com Teresa foi um gesto de Rafael neste sentido.
Ao fim do encontro, na hora do registro oficial do encontro, os dois aparecem sorridentes. Fontes dizem que a deputada saiu animada da conversa.
Por telefone, Teresa falou à coluna após a agenda. Diz que o encontro foi positivo, dado o encaminhamento de projetos e da liberação de emendas de sua autoria, indicadas em 2022, último ano do seu mandato como deputada estadual.
Contudo, diz que a pauta administrativa não tem nada a ver com a política, reafirmando sua pré-candidatura a prefeita pelo Partido Verde, como parte de um projeto nacional da sigla. "Vamos continuar rodando Teresina com o nosso nome", diz Teresa, afastando a possibilidade de endosso a Fábio Novo.
Por falar no petista, ele fará no próximo sábado (7) o lançamento oficial de sua pré-candidatura. E as forças políticas têm atuado para garantir, até lá, o apoio de Teresa. Será que, finalmente, surgirá um "fato Novo" que a fará mudar de ideia? A conferir!
Ministro Barroso canta ao lado de Diogo Nogueira em festa da posse no STF
O novo presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Luís Roberto Barroso, cantou ao lado do sambista Diogo Nogueira, na noite desta quinta-feira (28), durante a festa oferecida por uma entidade de juízes, em razão da sua posse na Suprema Corte.
No vídeo, que viralizou nas redes sociais, Barroso canta trecho da canção de Aquarela Brasileira, de Martinho da Vila. A festa, oferecida pela Associação dos Magistrados Brasileiros, tinha convites vendidos a R$ 500.
A música também esteve presente na posse no STF. Lá, Maria Bethânia cantou o hino nacional e uma música em homenagem à esposa de Barroso, que morreu em janeiro.
Luciano Nunes visita Enzo Samuel e dupla aproveita para analisar pesquisas
O presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Enzo Samuel (PDT), recebeu em seu gabinete a visita do presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes, um dos pré-candidatos a prefeito de Teresina pela oposição.
Um encontro, segundo os dois, não programado. Luciano esteve na sede do legislativo para solicitar seu novo RG Digital, e aproveitou para dar um "oi" ao vereador. Os dois, claro, trataram sobre política. Dedicaram parte do tempo da conversa para analisar cenário para 2024, com base em pesquisas de intenção de voto. O bate-papo girava em torno da pergunta: quem é o nome mais viável de cada grupo?
E FÁBIO NOVO?
"O fato de eu fazer parte de um grupo não quer dizer que nós temos que nos fechar para o diálogo", avisa Enzo, reafirmando seu compromisso com o grupo de Rafael Fonteles (PT) e com a sinalização do seu partido, o PDT, em apoiar o deputado estadual Fábio Novo (PT). "Todos sabem, eu faço parte do grupo do governador. Então, ele é o líder maior desse processo no nosso grupo", completa.
Samuel Silveira será um dos coordenadores da pré-campanha de Fábio Novo
Como antecipado pela coluna, o delegado Samuel Silveira formalizou apoio ao deputado estadual Fábio Novo, na sua pré-candidatura a prefeito de Teresina pelo Partido dos Trabalhadores.
Samuel será um dos coordenadores da pré-campanha de Novo e deve ajudar na atração de mais “firministas”, que são aqueles nomes ligados à administração do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho.
“É essa a nossa missão, apoiar, ajudar dentro de uma coordenação de [pré]campanha junto com Vinicius, junto com outros que é claro, se somarão”, diz o delegado, afirmando que não há, de sua parte, a pretensão de candidatura no próximo ano. “Há pretensão realmente de somar em um projeto que venha a trazer novamente Teresina para o rumo certo”, completa.
A adesão foi costurada pelo deputado estadual Dr. Vinicius, um dos coordenadores políticos de Fábio.