Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 28 de 97Enzo Samuel em Brasília atrás de parcerias para a Escola do Legislativo
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel, está em Brasília articulando parcerias através da Escola do Legislativo. A comitiva, composta ainda pela professora Gisele Martins, Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo Municipal Vereador Firmino Filho, e o deputado Federal Dr. Francisco Costa (PT), se reuniu nesta quarta-feira (28) com a equipe técnica do Ministério do Desenvolvimento Social.
O que vem por aí? ✍🏼
O objetivo da reunião foi apresentar projetos de novos cursos a serem implementados na Escola do Legislativo de Teresina, em parceria com o Governo Federal. São turmas nas áreas de Eletricista de Energia Fotovoltaica, Motocicletas, Cuidador para Idoso e Acompanhante Terapêutico.
Comemoração 👏🏻
Com um sorriso evidenciando resultados positivos, Enzo Samuel ressaltou a expectativa de trazer essas novas oportunidades de aprendizagem e capacitação para Teresina, enxergando a educação como agente de transformação e esses cursos como investimento no desenvolvimento da cidade.
Dia D da adesão de Zé Filho a Fábio Novo
O vereador Zé Filho (Republicanos) é o próximo a aderir à pré-candidatura de Fábio Novo (PT). Será em ato na segunda-feira (4), na Câmara de Teresina, com a presença de Novo e do deputado estadual Henrique Pires (MDB).
Vale lembrar 🤔
Zé Filho está hoje na base do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), mas se queixa de não ter as demandas atendidas pela gestão.
E o destino partidário📍?
O caminho mais provável é o PSD de Júlio César e Georgiano Neto.
Após agenda com Valdemar, Leonardo garante chapa do PL e apoio a Dr. Pessoa
O PL vai ficar no palanque de Dr. Pessoa. É o que assegura o presidente da sigla em Teresina, vereador Leonardo Eulálio. Ele esteve nesta terça-feira (27), em Brasília, com o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, ao lado do vereador Luís Andre. E, após o encontro, afirmoi à coluna que sim, o PL montará uma chapa proporcional na capital.
Leonardo conta com cinco nomes de mandato. Além do seu, estão na chapa Luís Andre, Neto do Angelim, Valdemir Virgino e Teresinha Medeiros. Gustavo Gayoso (superintendente da Saad Leste) e Caio Bucar, também entram na composição. Da ala da direita, Daniel do Asfalto e Fabrício Pimentel, presidente estadual do PL, são cotados.
“Não guardo mágoa de ninguém. A missão que eu tenho é que a gente prepare o PL para uma vaga na Câmara Federal (pelo Piauí) e isso passa por uma boa presença em Teresina”, afirma Leonardo.
Jeová Alencar é o “pré” da vez no café com vereadores de Teresina
Depois de Fábio Novo (PT) e Paulo Márcio (MDB), chegou a vez do deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) se reunir com os vereadores de Teresina, em um café da manhã na Câmara Municipal. O encontro acontece na manhã desta terça-feira (27). Pelo menos 18 vereadores estão presentes.
Pré-candidato a prefeito, Jeová foi eleito vereador na eleição de 2020, junto dos demais membros da casa. Em 2022, foi eleito deputado estadual, deixando a Casa para assumir na Assembleia Legislativa do Piauí.
Mesmo longe do convívio, tem boa relação com os parlamentares. Muitos, inclusive, votaram em Jeová na campanha para estadual.
Mas agora, boa parte dos vereadores já tem definido seu apoio na eleição majoritária. A Jeová, apoio certo apenas da vereadora Thanandra Sarapatinhas (PRD). Ainda assim, o deputado busca se aproximar dos líderes.
Marconi Perillo está chegando para selar o destino do PSDB em Teresina
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, estará em Teresina nos próximos dias. A agenda, prevista para a primeira quinzena de março, será a oportunidade perfeita para colocar um fim na dúvida quanto ao rumo do partido na capital.
De um lado temos Luciano Nunes, presidente do diretório estadual, e boa parte dos tucanos históricos, fechados com Fábio Novo (PT) na pré-campanha a prefeito.
Do outro, João Vicente Claudino e Édson Melo estão engajados no projeto de Ciro Nogueira (PP) e Sílvio Mendes (UB) para reverter a decisão anunciada por Nunes.
Na visita ao Piauí, Perillo tende a frustrar as expectativas da ala silvista. Afinal, o acerto que colocou o PSDB no palanque “novista” tem as bençãos do alto tucanato.
Empresário Gustavo Cavalcante reforça chapa do Solidariedade em Teresina
O deputado estadual Evaldo Gomes está liderando pessoalmente a articulação da chapa proporcional do Solidariedade, em Teresina. E anunciou mais um nome para a composição. É o do empresário e corretor de veículos Gustavo Cavalcante, liderança na região do Grande Dirceu, zona Sudeste de Teresina.
À coluna, Evaldo confirma que a chapa do partido está praticamente fechada. "Temos 26 nomes. Se conseguirmos fechar a chapa com os 30 será ótimo, mas não tenho pressa", diz o deputado, projetando para o partido pelo menos três cadeiras na Câmara de Teresina, a partir de 2025.
Ele reagiu??!! Sílvio escala aliados para dar volume à pré-campanha
Nos últimos dias, é visível o esforço do ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (UB), em dar volume a sua pré-campanha a prefeito. Para esta tarefa, ao que tudo indica, ele deve começar a escalar os aliados (os poucos que ainda restam). Neste domingo (25), por exemplo, ele participou de uma reunião organizada pelo ex-vereador R. Silva (PP), no bairro Buenos Aires, zona Norte de Teresina.
A publicação no Instagram, das fotos do encontro, veio com a legenda: "Minha união é com a população". Para bom entendedor, um recado direto ao grupo liderado pelo deputado estadual Fábio Novo (PT), que reúne uma frente ampla de partidos na capital, em torno do seu nome.
Para mostrar que tem se movimentado, tem até usado nas redes sociais vídeos "batendo perna" por Teresina e ao lado de pré-candidatos a vereador, endossando seu nome.
JVC ficou de fora em 2022 e pode 'sobrar' na eleição municipal
Nada melhor que o passado para ajudar a entender o presente (e o futuro). Para as eleições de 2022, Sílvio Mendes (UB) e Ciro Nogueira (PP) chegaram a fazer um compromisso com João Vicente Claudino, hoje no PSDB, para que o empresário fosse candidato a vice-governador. Resultado: o Progressistas emplacou Iracema Portella e Sílvio escanteou JVC.
Agora, o ex-prefeito de Teresina usa JVC para tentar 'abocanhar' o PSDB, sugerindo mais uma vez uma composição majoritária com o empresário. Nos bastidores, o que se sabe é que o balão já está inflado. Ciro e Sílvio teriam batido o martelo pelo nome de Ismael Silva. Ou seja, JVC vai sobrar mais uma vez!
Fábio Novo visita hospital na Pedra Mole e anuncia envio de equipamentos
O pré-candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo (PT), visitou na manhã desta segunda-feira (26) o Hospital São Carlos Borromeo, no bairro Pedra Mole, Zona Leste de Teresina. Ao lado das deputadas Simone Pereira (PSD) e Bárbara do Firmino (PP), do vereador Deolindo Moura (PT) e do médico Paulo Márcio (MDB), eles constataram que a unidade de saúde, mantida pelo município, está com 4 meses de repasses atrasados.
Especializada em cirurgias pediátricas e em procedimentos de fisioterapia, a unidade tem hoje uma longa fila de espera, boa parte em razão da falta de equipamentos.
À coluna, Fábio Novo confirmou que, ainda nesta semana, o hospital irá receber máquinas compradas através da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), com recursos de emenda parlamentar de sua autoria.
Um dos investimentos, ele conta, seria para a instalação de placas solares. O hospital tem hoje um gasto de R$ 100 mil por ano em energia e, com a redução dos custos, seria possível reverter os recursos para investimentos e melhorias na unidade.
Jeová Alencar de volta à Câmara de Vereadores de Teresina
O deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) fará uma visita à Câmara de Vereadores de Teresina, nesta terça-feira (27), para um café com os parlamentares. Ex-vereador, Jeová é pré-candidato a prefeito de Teresina e busca estreitar a relação com os colegas - apesar de que boa parte já definiu seus apoios na eleição majoritária.
Na semana passada, Fábio Novo (PT) e Paulo Márcio (MDB), que estão na aliança majoritária da base do Palácio de Karnak, estiveram com os vereadores. São eles, inclusive, os que têm a maior 'bancada' na Casa.