Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 28 de 97Mais uma baixa na base do prefeito Dr. Pessoa
O vereador Zé Filho (Republicanos) desembarcou oficialmente da base do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos). Nesta segunda-feira (4), ele aderiu à pré-campanha de Fábio Novo (PT), como anunciado pela coluna.
O ato, no Plenarinho da Câmara de Teresina, teve as bênçãos do presidente do Legislativo Municipal, vereador Enzo Samuel (PDT), do deputado estadual Henrique Pires (MDB) e do presidente da Agespisa, José Santana - que se projeta para uma candidatura a deputado federal em 2026.
Torta de climão
Zé Filho procurou Dr. Pessoa para comunicá-lo, pessoalmente, da sua decisão. Mas o prefeito não quis receber o vereador.
Michel Saldanha desafia colunista: Avante faz três!
Michel Saldanha desafiou a colunista (bom humor, senhor@s) e garantiu: o Avante vai eleger três vereadores em Teresina nas eleições (nas de 2024, viu?!?!!). Secretário de Governo do Município, ele se reuniu, em Brasília, com o deputado federal Luís Tibé, que comanda a sigla no país.
Motivo? 🤝
Foi apresentar a chapa que ele e James Guerra estão montando na capital (com a consultoria de Fábio Sérvio). Presidente do diretório municipal, Michel deixa claro que a estratégia da sigla está bem definida.
Estratégia majoritária 🕵️♂️
Com Dr. Pessoa à procura de um partido para chamar de seu, Saldanha diz que sim, o Avante pode ser uma alternativa para o prefeito de Teresina. Mas pondera: ele, Pessoa, precisa primeiro querer [mudar de sigla, no caso]!
A condição de Marcos Pereira para Jadyel Alencar comandar o Republicanos
Jadyel Alencar só terá o comando efetivo do Republicanos no Piauí quando se filiar ao partido. Quem diz é o deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional da sigla.
Contextualizando ‼
A coluna procurou Pereira nesta quinta-feira (29), via WhatsApp, para tirar a dúvida: quem será o candidato do partido em Teresina, o prefeito Dr. Pessoa ou o deputado Jeová Alencar? "Essas decisões são locais", respondeu o dirigente.
E agora? 🙀
Questionado na sequência se essa decisão ficaria a cargo de Jadyel, Marcos Pereira foi claro: "Quando ele se filiar ao partido". Filiação essa que pode não sair neste ano.
Sendo assim...👀
Continua a briga entre Jeová e Dr. Pessoa. Mas o prefeito deve perder a queda de braço, já que mesmo presidindo o Republicanos a nível municipal, está sujeito à intervenção da comissão estadual, controlada por Jeová.
Parnaíba Pode Mais: o mote da pré-campanha de Dr. Hélio
Pré-candidato a prefeito, o deputado estadual Hélio Oliveira (MDB) realiza nesta quinta-feira (29), no auditório do Porto das Barcas, um encontro preparatório de construção do seu plano de governo, a ser apresentado na campanha. Com mote "Parnaíba Pode Mais", o plano tem a coordenação do presidente da Agência de Atração de Investimentos do Estado do Piauí (Investe Piauí), Victor Hugo Almeida.
Quando? 🗓
O evento está marcado para 18h e deve contar com a presença de vereadores aliados a Dr. Hélio, além de lideranças comunitárias.
Sai Edson Melo e entra Fernando Said no comando do PSDB de Teresina
Fernando Said deve ser o próximo presidente do PSDB em Teresina. A mudança será consequência de imposição da executiva estadual do partido, por fidelidade nas diretrizes para a eleição municipal. Como o vereador Edson Melo sequer cogita subir no palanque de Fábio Novo (PT), sua saída do cargo de dirigente é inevitável.
Quando será? 🤷🏽♂️
O martelo será batido após a visita do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, à capital piauiense, prevista para 11 de março. Na ocasião, Perillo tende a referendar o apoio dos tucanos ao petista. O resto é consequência.
O que vem por aí 🕵🏼
Com Fernando, o PSDB ganha força para montar sua chapa proporcional. Francisco Canindé já está confirmado. Nomes como Gustavo Henrique procuraram a sigla para abrigar seus pré-candidatos, agora que ele perdeu o comando do PRD.
Enzo Samuel em Brasília atrás de parcerias para a Escola do Legislativo
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel, está em Brasília articulando parcerias através da Escola do Legislativo. A comitiva, composta ainda pela professora Gisele Martins, Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo Municipal Vereador Firmino Filho, e o deputado Federal Dr. Francisco Costa (PT), se reuniu nesta quarta-feira (28) com a equipe técnica do Ministério do Desenvolvimento Social.
O que vem por aí? ✍🏼
O objetivo da reunião foi apresentar projetos de novos cursos a serem implementados na Escola do Legislativo de Teresina, em parceria com o Governo Federal. São turmas nas áreas de Eletricista de Energia Fotovoltaica, Motocicletas, Cuidador para Idoso e Acompanhante Terapêutico.
Comemoração 👏🏻
Com um sorriso evidenciando resultados positivos, Enzo Samuel ressaltou a expectativa de trazer essas novas oportunidades de aprendizagem e capacitação para Teresina, enxergando a educação como agente de transformação e esses cursos como investimento no desenvolvimento da cidade.
Dia D da adesão de Zé Filho a Fábio Novo
O vereador Zé Filho (Republicanos) é o próximo a aderir à pré-candidatura de Fábio Novo (PT). Será em ato na segunda-feira (4), na Câmara de Teresina, com a presença de Novo e do deputado estadual Henrique Pires (MDB).
Vale lembrar 🤔
Zé Filho está hoje na base do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), mas se queixa de não ter as demandas atendidas pela gestão.
E o destino partidário📍?
O caminho mais provável é o PSD de Júlio César e Georgiano Neto.
Após agenda com Valdemar, Leonardo garante chapa do PL e apoio a Dr. Pessoa
O PL vai ficar no palanque de Dr. Pessoa. É o que assegura o presidente da sigla em Teresina, vereador Leonardo Eulálio. Ele esteve nesta terça-feira (27), em Brasília, com o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, ao lado do vereador Luís Andre. E, após o encontro, afirmoi à coluna que sim, o PL montará uma chapa proporcional na capital.
Leonardo conta com cinco nomes de mandato. Além do seu, estão na chapa Luís Andre, Neto do Angelim, Valdemir Virgino e Teresinha Medeiros. Gustavo Gayoso (superintendente da Saad Leste) e Caio Bucar, também entram na composição. Da ala da direita, Daniel do Asfalto e Fabrício Pimentel, presidente estadual do PL, são cotados.
“Não guardo mágoa de ninguém. A missão que eu tenho é que a gente prepare o PL para uma vaga na Câmara Federal (pelo Piauí) e isso passa por uma boa presença em Teresina”, afirma Leonardo.
Jeová Alencar é o “pré” da vez no café com vereadores de Teresina
Depois de Fábio Novo (PT) e Paulo Márcio (MDB), chegou a vez do deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) se reunir com os vereadores de Teresina, em um café da manhã na Câmara Municipal. O encontro acontece na manhã desta terça-feira (27). Pelo menos 18 vereadores estão presentes.
Pré-candidato a prefeito, Jeová foi eleito vereador na eleição de 2020, junto dos demais membros da casa. Em 2022, foi eleito deputado estadual, deixando a Casa para assumir na Assembleia Legislativa do Piauí.
Mesmo longe do convívio, tem boa relação com os parlamentares. Muitos, inclusive, votaram em Jeová na campanha para estadual.
Mas agora, boa parte dos vereadores já tem definido seu apoio na eleição majoritária. A Jeová, apoio certo apenas da vereadora Thanandra Sarapatinhas (PRD). Ainda assim, o deputado busca se aproximar dos líderes.
Marconi Perillo está chegando para selar o destino do PSDB em Teresina
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, estará em Teresina nos próximos dias. A agenda, prevista para a primeira quinzena de março, será a oportunidade perfeita para colocar um fim na dúvida quanto ao rumo do partido na capital.
De um lado temos Luciano Nunes, presidente do diretório estadual, e boa parte dos tucanos históricos, fechados com Fábio Novo (PT) na pré-campanha a prefeito.
Do outro, João Vicente Claudino e Édson Melo estão engajados no projeto de Ciro Nogueira (PP) e Sílvio Mendes (UB) para reverter a decisão anunciada por Nunes.
Na visita ao Piauí, Perillo tende a frustrar as expectativas da ala silvista. Afinal, o acerto que colocou o PSDB no palanque “novista” tem as bençãos do alto tucanato.