Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 21 de 97Fundespi e Fernanda Gomes vão entregar reforma do 'Almeidão', no Dirceu
O Centro Esportivo Almeidão, localizado no bairro Dirceu em Teresina, será reinaugurado próximo sábado (04). A reforma realizada no complexo contou com R$ 800 mil em recursos destinados pela vereadora Fernanda Gomes (Solidariedade), em parceria com o Governo do Estado e Secretaria de Esportes do Piauí.
Segundo Fernanda Gomes, a reforma irá fomentar o esporte local. “O esporte contribui para saúde física e mental, além de contribuir na formação de cidadãos. A população irá poder desfrutar do Almeidão para praticar esporte e lazer junto com seus familiares e amigos”, afirmou a vereadora.
O Centro Esportivo recebeu melhorias em toda sua estrutura, incluíndo quadra poliesportiva, vestiários, salas de apoio, campo de futebol, pista de corrida e muro lateral. Além disso, foram implementados academia popular, quadra para esportes de areia, quiosque, palco para eventos e área de conveniência.
Bruno Vilarinho não esquenta a cabeça com tretas no PRD
As tretas no PRD continuam. Nesta segunda-feira (29), a peleja chegou ao capítulo 876. Foi no grupo de WhatsApp da chapa, protagonizado por nomes da “cauda”, que ainda não viram acontecer a estrutura prometida. Mas o presidente Bruno Vilarinho não tem esquentado a cabeça. Ele diz que, no fim, tudo será resolvido. Mas para isso acontecer, a coluna lembra que será preciso o esforço do Palácio. No pior dos cenários, vai todo mundo pro X1.
Dr. Vinicius reúne mais de 2 mil em seminário de apoio a Fábio Novo
O deputado estadual Dr. Vinicius (PT) reuniu mais de duas mil pessoas em um auditório na avenida Frei Serafim, em Teresina, nesta quinta-feira (25), em seminário de apoio ao pré-candidato a prefeito Fábio Novo (PT).
Também estavam presentes nomes como o vereador Joaquim Caldas (PT) e João Pereira (PT), ambos pré-candidatos, que fazem parte da base de Vinicius em Teresina. Presença também do delegado Samuel Silveira.
Além de Fábio Novo, o evento contou com a presença de pré-candidatos a vereador, como João Pereira (Foto: Reprodução)
Para Fábio Novo, a reunião de lideranças e pré-candidatos é uma oportunidade de fortalecer o compromisso com a construção coletiva de um novo plano para Teresina. “É por meio desse engajamento que queremos trabalhar para proporcionar o melhor para todos”, disse.Fabio Novo reúne 2 mil apoiadores e confirma convenção para 20 de julho
O governador Rafael Fonteles e o pré-candidato a prefeito Fábio Novo reuniram 2 mil pessoas no "Grande Encontro do Time do Povo de Teresina" nesta quinta-feira (18), com lideranças políticas e 240 pré-candidatos a vereadores dos dez partidos que apoiam Novo.
Fonteles destacou a importância de debater soluções para os problemas da cidade, enquanto Novo mencionou a participação popular na plataforma que já recebeu mais de 7 mil propostas para o plano de governo.
"Todos querem participar desse momento. Teresina quer transporte público, mais acesso à saúde, mais crianças matriculadas em escolas de tempo integral. Estamos construindo um plano de governo pé no chão, que atenda às necessidades de todos", diz.
Também presentes estavam o vice-governador Themistocles Filho, o pré-candidato a vice-prefeito Paulo Márcio, e diversos deputados estaduais. O plano de governo será lançado em 4 de maio e a convenção que confirma Novo como candidato está marcada para 20 de julho.
Sílvio Mendes, Jair Bolsonaro e o fantasma da rejeição
Ele vem aí! O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), desembarca em Teresina no próximo dia 10 de maio, para um evento promovido pelo PL Mulher. Com a confirmação da agenda, o mundo político começou a se perguntar: em qual palanque subirá Bolsonaro?
Mesmo que o PL esteja hoje na base aliada do prefeito de Teresina e pré-candidato à reeleição, Dr. Pessoa (PRD), por aqui é o senador Ciro Nogueira (Progressistas) o principal aliado do ex-presidente.
Ciro tem um pré-candidato a prefeito: Sílvio Mendes (União Brasil). Logo, Sílvio estará com Bolsonaro, certo? Calma, calabreso! Tão logo a visita do ex-presidente foi confirmada, a assessoria do ex-prefeito de Teresina comunicou à imprensa que ele sequer estará por essas bandas entre 10 e 11 de maio.
AOS NÚMEROS
Não é mera incompatibilidade de agenda. E a história da eleição de 2022 ajuda a explicar. Na capital piauiense, Bolsonaro teve 33,56% dos votos válidos, contra 66,44% de Lula, no segundo turno da corrida presidencial, que deu a vitória ao petista.
E foi só no segundo turno do processo eleitoral, em uma coletiva de imprensa, que Sílvio - derrotado por Rafael Fonteles (PT) na eleição para governador - e o então deputado estadual eleito, Jeová Alencar - hoje vice de Sílvio - declararam apoio a Jair. Naquela altura do campeonato, não havia mais o que perder. É que até ali, Sílvio não só tinha escondido Bolsonaro na campanha, como rejeitou qualquer ligação com o então presidente.
2022 PODIA, HOJE NÃO PODE?
Fica fácil (ou não) entender as razões que fazem hoje Sílvio querer distância de Jair. Se quando Ciro Nogueira era chefe da Casa Civil, e Bolsonaro presidente com chances reais de chegar à reeleição, o ex-prefeito correu léguas, imagine agora, que o ex-presidente é investigado no Supremo Tribunal Federal, inclusive por suspeitas de envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023.
Nem o próprio Ciro Nogueira tem sido visto com frequência ao lado de Sílvio. Publicamente, a justificativa é seu envolvimento com as questões de Brasília. Nos bastidores, o que se diz é o óbvio: Ciro incorporou demais o discurso pró-Bolsonaro. É aquele ditado: 'muito ajuda quem não atrapalha'.
E no estado mais lulista do Brasil, concorrer contra Fábio Novo (PT) - nome apoiado por Lula e Rafael Fonteles - não seria bom negócio para Sílvio ficar com a pecha de “time do Bolsonaro”. É o fantasma da rejeição que assombra o ex-prefeito desde a eleição estadual. Ou já seria tarde demais?
Chuva forte impede pouso de Rafael Fonteles em Bom Jesus
A chuva forte e o tempo fechado no sul do Piauí impediram o pouso da aeronave que levava a comitiva do governador Rafael Fonteles (PT) para o município de Bom Jesus, na manhã desta sexta-feira (12).
Eles sobrevoaram a região e fizeram uma nova tentativa de aterrisagem no aeródromo da Fazenda Progresso, em Sebastião Leal, mas também não foi possível devido o temporal. A comitiva retornou então para Teresina, de onde fez um novo embarque às 11h para o município de Cristino Castro.
Em nota, o Karnak negou qualquer problema na aeronave e disse que o procedimento foi dentro da normalidade, ocasionado apenas pelas condições de tempo adversas.
Sobre a agenda
Rafael teria como primeiro compromisso no sul do estado a inauguração da pavimentação asfáltica do trecho de 8 km da Rodovia PI-392, que liga o município até Bom Jesus. Participaria ainda de duas inaugurações de obras do Instituto de Desenvolvimento do Piauí. A agenda inclui ainda visitas a Palmeira do Piauí, Santa Luz e Redenção do Gurguéia.
O Karnak esclareceu que "não está definido ainda se o governador irá cumprir todo o restante da agenda ou se apenas participará do evento de Lançamento da Pedra Fundamental do Vale do Leite". O cumprimento do restante da agenda dependerá das condições climáticas na região.
Gessy Lima e Michelle Bolsonaro alinham estratégias do PL Mulher no Piauí
Presidente do PL Mulher no Piauí, a pré-candidata a vereadora Gessy Lima se reuniu, nesta quinta-feira (11), com a presidente nacional do PL Mulher, a ex-primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro.
"Reunião de alinhamento, traçando metas e projetos para o fortalecimento do PL Mulher no Piauí", avisou Gessy nas redes. Em um vídeo, Michele aparece abotoando um broche do PL na camisa da pré-candidata.
Vale lembrar que, em 2020, Gessy foi a terceira mais votada na eleição para a prefeitura de Teresina. No segunto turno do pleito, aderiu à Dr. Pessoa, e na gestão tornou-se secretária. Mas tempo depois rompeu com a administração do prefeito. Chegou a ensaiar um retorno, não 100% concretizado. Contudo, o PL hoje está na base de Dr. Pessoa.
Marcos Pereira dá ‘ok’ para a chapa Sílvio/Jeová em Teresina
O deputado estadual licenciado e pré-candidato a vice-prefeito de Teresina, Jeová Alencar, se reuniu no início da noite desta quarta-feira (10), em Brasília, com o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira.
À coluna, Jeová disse que a conversa, acompanhada pelo deputado federal Júlio Arcoverde (PP) e pelo deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos), serviu para assegurar a aliança do partido, na capital, com o grupo liderado pelo senador Ciro Nogueira (PP).
É que com a iminente filiação de Jadyel Alencar [ligado a Rafael Fonteles, Fábio Novo e companhia] ao Republicanos, surgiu o temor de uma eventual interferência no diretório da capital, sob o comando de Jeová.
Ou seja: chapa Sílvio Mendes e Jeová Alencar confirmadíssima, e com as bençãos do pastor Marcos Pereira.
Silas pré-candidato a prefeito é o fim da estratégia proporcional tucana?
O apresentador e ex-deputado federal Silas Freire confirmou à coluna que seu nome está à disposição do PSDB para concorrer à prefeitura de Teresina. Ele aponta 50% de chances. A decisão, ele diz, está nas mãos de João Vicente Claudino, que ainda neste mês de abril baterá o martelo.
PRIMEIRO PONTO: quem diria que haveria chances de JVC desistir no processo?
SEGUNDO PONTO: a chapa proporcional do PSDB parece que vai mesmo "de arrasta pra cima", como se diz nas redes.
O partido já perdeu Paulo Lopes para o União Brasil de Sílvio Mendes [o que faz passar um filme na cabeça da colunista ao lembrar que, em 2022, na eleição estadual, o PSDB também teve seus candidatos arrancados do ninho para fortalecer siglas aliadas].
Não tem ainda a certeza da candidatura de Edson Melo [ou do filho Hélio Melo]. E agora com Silas na estratégia majoritária, é um puxador de votos a menos.
Procurado pela coluna, Silas garante: a chapa de candidatos a vereador será montada! São pelo menos 27 nomes, aponta o apresentador. Lista essa que parece estar guardada a sete chaves, já que ninguém sabe, ninguém viu.
TSE libera e Jadyel Alencar se filia ao Republicanos na terça-feira, 9
A ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral, concedeu decisão liminar favorável ao deputado federal Jadyel Alencar, reconhecendo justa causa para a desfiliação do parlamentar do Partido Verde. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (4).
Jadyel aguardava apenas a decisão do TSE para se filiar ao Republicanos. Ele já exerce, na prática, o comando do diretório desde março, quando a esposa, a médica Aléssia Xavier, foi indicada por Marcos Pereira para a presidência regional.
À coluna, Jadyel confirmou que irá se filiar ao Republicanos já na terça-feira (9), em Brasília.
Quanto ao processo no TSE, vale destacar que os autos foram encaminhados para a Procuradoria-Geral Eleitoral.