A possível saída do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, do governo federal abriu espaço para especulações sobre sua sucessão e já provoca manifestações no meio político. Em publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (7), o deputado estadual piauiense Gil Carlos sugeriu o nome do secretário Chico Lucas como uma alternativa para assumir o comando da pasta.
Na postagem, o parlamentar afirmou desconhecer os motivos que levaram Lewandowski a pedir para deixar o cargo, mas destacou respeito à autoridade do ministro. Ao mesmo tempo, Gil Carlos fez questão de ressaltar os resultados alcançados por Chico Lucas na área da segurança pública durante a gestão do governador Rafael Fonteles, no Piauí.
“Não seria ousado e muito menos inapropriado sugerir o nome do Chico Lucas para substituir Lewandowski no Ministério da Justiça e Segurança Pública”, escreveu o deputado.
A manifestação ocorre em meio às informações divulgadas pela imprensa nacional de que Lewandowski já teria comunicado a aliados e ao presidente Lula o desejo de deixar o ministério, possivelmente ainda nesta semana. Nos bastidores, a saída é atribuída ao desgaste natural do cargo e ao contexto de reorganização do governo federal em 2026.