O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), vai se reunir com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (3), às 14h. Alckmin foi escolhido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para chefiar a equipe de transição do governo do atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), para o do petista , que assume a presidência a partir do ano que vem. As informações são do Portal iG.
Além do ex-governador, também vão participar da conversa a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Aloizio Mercadante, que também são da equipe de transição.
Desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff , em 2016, esta será a primeira vez que os dois líderes petistas retornam ao Palácio do Planalto. Tanto Hoffmann quanto Mercadante foram ministros do governo de Dilma.
Ela, ocupou a pasta da Casa Civil entre 2011 e 2014. Ele, ficou à frente das pastas da Ciência e Tecnologia, Educação e Casa Civil.
Ainda não se sabe se Bolsonaro estará no Planalto no momento da reunião.
Na última segunda (31), Lula escolheu Alckmin para chefiar a equipe de transição . A escolha se deu em uma reunião com Hoffmann, Mercadante e outros membros do partido em um hotel na cidade de São Paulo.
O ex-governador terá que coordenar uma equipe com 50 pessoas. A escolha dos profissionais passará por questões técnicas e políticas. Eles serão responsáveis por conversar com integrantes da gestão de Bolsonaro, derrotado nas eleições 2022 no último domingo (30) .
O anúncio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarando que Lula é o novo presidente eleito ocorreu por volta das 20h de domingo. Bolsonaro se recolheu logo após a vitória do petista e quebrou o silêncio somente na tarde dessa terça, em discurso de duração de dois minutos , após mais de 44 horas sem se manifestar sobre os resultados do pleito.