Em entrevista para a jornalista Daniella Lima, da Globo News, o presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, demonstrou otimismo com as eleições que se avizinham.
"A eleição municipal vai ser um massacre para o PT", cravou.
Conhecido pela sua vasta experiência política e sua precisão nas análises, Ciro, que já foi ministro da Casa Civil de Bolsonaro, é uma figura influente no centrão e bastante respeitada em Brasília. O senador baseia suas declarações em dados concretos. Ele sempre carrega pesquisas e diversas planilhas detalhando as candidaturas mais fortes no país.
"Nas grandes cidades (mais de 100), o PT só tem candidatura competitiva em 11", ele diz. "Vai ser uma surra do centro e da centro-direita", afirmou.
AVANÇO DA DIREITA NO MUNDO
O ex-ministro observa atentamente os resultados que a direita e a extrema direita vêm alcançando globalmente. Ele menciona o aumento da extrema direita no Parlamento Europeu e as fortes perspectivas de Donald Trump na eleição americana como "indicadores" de uma tendência pró-direita.
Para o aliado de Bolsonaro, uma eventual vitória de Trump daria suporte à tentativa de conceder anistia ao ex-presidente, especialmente com a futura mudança no comando do Congresso, que elegerá novos presidentes para a Câmara e o Senado no próximo ano.