O senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do Progressistas (PP), autorizou a direção estadual do partido na Bahia a definir sua posição política, seja como oposição ou aliada do governo estadual. A sinalização foi dada durante um encontro com o deputado federal Mário Negromonte Júnior, líder do partido no estado e atualmente integrante da base do presidente Lula (PT) no Congresso Nacional.
Após a reunião, fontes internas do PP apontaram que a aproximação do partido com a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) pode se concretizar em breve. Essa mudança tem o apoio de seis deputados estaduais e de diversos prefeitos da sigla, que já demonstraram preferência pela adesão ao governo petista.
Dentro do partido, setores que defendem a manutenção de alianças anteriores, como a formada com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), para a eleição de 2026, viam o posicionamento de Ciro, marcado por um discurso antipetista desde as eleições de 2022, como um entrave para uma eventual reaproximação com o PT na Bahia.
Diante do indicativo, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) avaliou nesta terça-feira, 19 de novembro, que a decisão de Ciro Nogueira em dar liberdade à sigla no estado é um reconhecimento da força do PP na Bahia e da liderança de Mário Negromonte Júnior.
“Acredito que a reunião entre Mário e o presidente nacional fortalece o partido e a direção de Mário na Bahia. Fiquei feliz em ver que o estado da Bahia tem um espaço importante na política nacional. Agora, o momento é de aguardar para que essa movimentação se traduza em ações concretas”, declarou Jerônimo.
O governador também demonstrou otimismo com a possibilidade de uma parceria sólida entre as siglas.
“Eu espero que possamos caminhar juntos, pois há um grande aceno por parte da bancada de deputados estaduais em favor de projetos que beneficiem a Bahia e o próprio partido”, concluiu.