Em diálogo com o site Poder 360, o ex-ministro da Casa Civil da gestão Jair Bolsonaro (PL-RJ), indicou que votará a favor da indicação de Cristiano Zanin ao STF (Supremo Tribunal Federal). O advogado se notabilizou na defesa do presidente Lula (PT) nos processos da Operação Lava Jato.
Nogueira não é o primeiro bolsonarista que faz uma sinalização positiva a Zanin, a ex-ministra Damares Alves chegou a declarar que votaria contra a indicação, porém, depois de se encontrar com o advogado, pontuou que estava impressionada.
Cabe indicar que o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Davi Alcolumbre (União-AP), marcou a sabatina de Zanin para a próxima quarta-feira, 21 de junho. Zanin é o indicado para vaga aberta com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski. O relator é o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).
A expectativa é que no mesmo dia a indicação seja votada no Plenário, segundo pontuou o presidente, Rodrigo Pacheco (PSD), após reunir-se com Alcolumbre e Zanin.
PARTICIPAÇÃO POPULAR - O Senado anunciou que qualquer cidadão pode enviar suas perguntas para a sabatina do advogado Cristiano Zanin, a participação popular pode ser feita por telefone ou pela internet.
A página interativa da sabatina de Zanin está disponível desde a última terça-feira, 12 de junho, e já vem registrando comentários e perguntas de internautas. Essa possibilidade foi regulamentada em 2015, nesse sentido, as perguntas ou comentários em todas as sabatinas feitas pelo Senado podem ser feitas pelo Portal e-Cidadania, na página de cada evento interativo, ou pelo telefone, por ligação gratuita para a Ouvidoria do Senado (0800.061.2211). Os questionamentos poderão ser lidos ao vivo pelos parlamentares durante a sabatina do dia 21.