O senador piauiense Ciro Nogueira (Progressistas) embarcou nesta quinta-feira, 07 de dezembro, para a Argentina, junto ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro, e cerca de 20 apoiadores, como os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil-Goiás) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).
A comitiva de políticos da direita acompanhará a posse do presidente eleito do vizinho latinoamericano, o economista Javier Milei; ele substitui o peronista Alberto Fernandéz. A cerimônia ocorrerá no domingo, 10 de dezembro.
"Por uma América Latina livre do atraso", reverberou Nogueira ao aparecer fazendo 'joinha' com o ex-mandatário do Brasil.
Milei venceu o pleito da Argentina no segundo turno contra o atual ministro da Economia, Sérgio Massa, durante a campanha ele chegou a se referir ao presidente brasileiro Lula como 'corrupto', chegando a rejeitar qualquer diálogo com o petista; tal postura mudou totalmente após sua vitória, ele inclusive, encaminhou uma carta à Lula classificando-o como 'estimado'.
Em relação a visita de Bolsonaro à Argentina, a agenda representa o retorno do ex-presidente em um significativo evento político, ocorrendo após a derrota nas eleições para Lula (PT) no ano passado. Além disso, ele foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) à inelegibilidade pelos próximos oito anos, devido ao abuso de poder político e econômico.